Promover Braga

«Braga, em termos turísticos, a nível nacional, não tem charme e é completamente desconhecida.» Foi assim que, no dia 18, numa sala do edifício GNRation, se iniciou a conversa entre os elementos da candidatura da CDU e um grupo de jovens empresários da área do turismo.

Na reunião, que teve como objectivo a partilha de ideias e contributos conducentes à definição de uma estratégia para o sector do turismo, o candidato da CDU à presidência do município acolheu, com muita abertura e satisfação, as propostas deste grupo de jovens, sublinhando o valor da iniciativa que têm desenvolvido, «pois, dessa forma, estão também a contribuir para melhorar a atractividade de Braga».

A implementação de sinalética no centro histórico, que identifique os locais de interesse e o seu valor patrimonial, ou ainda a urgente reformulação do posto de turismo (horário de funcionamento, línguas e valências), e a extensão deste através da criação de quiosques de atendimento na Estação da CP e na Central de Camionagem, foram algumas das ideias avançadas.

Carlos Almeida, cabeça de lista da CDU, defendeu, de igual forma, que Braga não pode reclamar para si apenas o turismo religioso e subscreveu o apelo destes jovens empresários, que nada mais pretende senão afirmar Braga como pólo central de uma vasta região que abarca condições favoráveis aos vários tipos de procura turística, quer pelas suas próprias qualidades, quer pela sua proximidade ao Gerês.

No dia anterior, 17, Carlos Almeida visitou, na parte da manhã, o património arqueológico bracarense e abordou as opções de conservação e musealização do mesmo. Acompanhado por outros activistas e candidatos da CDU, Carlos Almeida ressalvou a necessidade de uma estratégia que integre a prospecção e a musealização sistemática e programada, envolvendo os vários actores sociais, culturais e económicos da cidade e a sua população em geral.

Emprego

Carlos Almeida visitou ainda o Centro de Negócios Ideia Atlântico, onde defendeu uma aposta forte do município na promoção das novas tecnologias, nomeadamente através da criação de um fundo de apoio a novos negócios e da promoção de Braga como meio de excelência no sector. O candidato, acompanhado por Bárbara Barros, sustentou junto dos responsáveis do Ideia Atlântico que «Braga tem um caminho muito longo a percorrer no que respeita às novas tecnologias» e manifestou a inteira disponibilidade da candidatura da CDU para fazer esse caminho.

Na reunião constatou-se ainda que Braga reúne hoje características excepcionais de atractividade na área das tecnologias de informação, nomeadamente graças aos elevados níveis de formação de muitos quadros jovens. No entanto, devido aos constrangimentos económicos causados pela política nacional, bem como à prática corrente de baixos salários, muitos desses quadros qualificados estão a abandonar o País. «Não se aumenta a competitividade das empresas com salários baixos», defendeu Carlos Almeida.

Também desta área de negócio chegam queixas quanto aos valores cobrados pelo município em sede de imposto municipal sobre imóveis e de derrama, situação que a candidatura da CDU espera ajudar a reverter num próximo governo municipal, aliviando a pressão fiscal das pequenas e médias empresas, promovendo o investimento e ajudando a criação de emprego com direitos.




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