Combater a pobreza
O Grupo Parlamentar e a Direcção da Organização Regional do Porto do PCP promoveram em conjunto uma audição sobre pobreza infantil, nas instalações da Junta de Freguesia de Massarelos, no Porto. Participaram a deputada Rita Rato, o vereador comunista na Câmara Municipal do Porto Pedro Carvalho, e Ilda Figueiredo, do Comité Central do PCP, entre dezenas de pessoas, dirigentes e técnicos de IPSS, membros de Comissões de Protecção de Crianças e Jovens e de outras organizações.
No decorrer do debate vários testemunhos confirmaram o agravamento da situação económica e social, intimamente ligada com a drástica redução do acesso e dos valores das prestações sociais. Porém, como também se salientou, já nem o trabalho é sinónimo de uma vida digna, pois quem aufere valores próximos do Salário Mínimo Nacional – e tantos que são – continua a viver em situação de pobreza.
No que respeita às soluções para este verdadeiro flagelo social – que tem causas e responsáveis – foi realçada a ideia de que a solidariedade, podendo ser importante para responder às consequências da pobreza, não resolve nenhum dos problemas. O que importa é combater as suas causas, nomeadamente através de uma mudança de modelo económico que quebre o ciclo vicioso da pobreza. Como garantir os direitos das crianças se estão a retirar direitos e rendimento aos pais?, questionou-se no debate, concluindo-se em seguida da necessidade urgente de derrotar a política de direita, no concelho como no País.