Crise política em Itália

Napolitano reeleito aos 89 anos

Após duas ten­ta­tivas fa­lhadas, o centro-es­querda de Ber­sani e a di­reita de Ber­lus­coni com o apoio de Monti che­garam a acordo, no sá­bado, 20, para re­e­leger o ac­tual chefe de Es­tado para mais um man­dato de sete anos. Gi­orgio Na­po­li­tano, de 87 anos, tem agora a missão de re­solver o im­passe po­lí­tico no país.

Em pro­testo, Beppe Grillo, o co­me­di­ante que ir­rompeu na cena po­lí­tica com o seu Mo­vi­mento Cinco Es­trelas, res­pondeu com uma con­cen­tração frente ao Con­gresso, acu­sando os par­tidos de terem re­a­li­zado um golpe de Es­tado.

De­pois de ter re­cu­sado qual­quer ne­go­ci­ação com Pier Luigi Ber­sani, Grillo acabou por lhe propor a can­di­da­tura do ju­rista Ste­fano Ro­dotà, mas o líder do Par­tido De­mo­crá­tico (PD) pre­feriu acordar com Silvio Ber­lus­coni, do Par­tido Povo da Li­ber­dade, a can­di­da­tura do so­cial-de­mo­crata Franco Ma­rini.

Porém, a es­colha não foi feliz já que di­vidiu os ali­ados e as pró­prias hostes do PD. Apesar do con­luio com a di­reita, Ber­sani não lo­grou os votos ne­ces­sá­rios para eleger Ma­rini.

Eis então que de­cide apostar tudo no an­tigo pri­meiro-mi­nistro, Ro­mano Prodi, mas a jo­gada sai-lhe mal. Prodi também não re­colhe os votos su­fi­ci­entes e Ber­sani viu-se obri­gado a apre­sentar, dia 19, a de­missão da li­de­rança do par­tido, re­co­nhe­cendo pu­bli­ca­mente a im­pos­si­bi­li­dade de en­con­trar um can­di­dato con­sen­sual à pre­si­dência.

De­certo que esse can­di­dato po­deria ter sido Ro­dotà, caso Ber­sani ti­vesse acei­tado a pro­posta de Grillo e qui­sesse isolar a di­reita ber­lus­co­niana. Em vez disso, ao optar por isolar Grillo e aliar-se à di­reita, Ber­sani não só di­vidiu o par­tido e es­fa­celou a co­li­gação do centro-es­querda como tornou im­pro­vável qual­quer so­lução de go­verno dentro da sua área po­lí­tica, co­lo­cando de novo Il Ca­va­liere numa po­sição de­ci­siva para ditar a for­mação do pró­ximo exe­cu­tivo ita­liano.



Mais artigos de: Europa

A descida aos infernos

Desde o início da crise da dí­vida, em 2009, os gregos per­deram pra­ti­ca­mente um terço dos seus ren­di­mentos, se­gundo dados di­vul­gados, dia 19, pelo ins­ti­tuto de es­ta­tís­ticas he­lé­nico.

Ataque assassino

Trinta e três trabalhadores agrícolas, todos imigrantes do Bangladeche, foram barbaramente baleados, dia 17, numa das muitas explorações de Nea Manolada, no Sul da Grécia, ficando oito deles em estado grave. O ataque assassino, como foi qualificado pela Frente Militante de Todos os...

Reféns da banca

Os des­pejos em Es­panha lançam na mi­séria um nú­mero cres­cente de fa­mí­lias que, per­dendo a casa, con­ti­nuam su­jeitas às cláu­sulas abu­sivas dos con­tratos da banca.

Sub-emprego afecta milhões na UE

Entre os 43 milhões de pessoas que trabalhavam a tempo parcial nos países da União Europeia em 2012, cerca de 9,2 milhões desejariam e estariam disponíveis para trabalhar um maior número de horas, segundo um inquérito do Eurostat divulgado dia 19. O estudo indica ainda...

O embusteiro

No seu livro A Verdade e Mentira na Revolução de Abril (a contra-revolução confessa-se), Álvaro Cunhal dedica uma atenção particular à adesão de Portugal à CEE e à sequente evolução da...