Teatro do Zero estreia «Barrigas e Magriços»

Image 13046

O espectáculo teatral que será apresentado nos sábados de manhã no auditório da exposição evocativa de Álvaro Cunhal é a décima produção do Teatro do Zero. A peça, estreada anteontem, será apresentada amanhã às 11 horas no Ateneu Artístico Vilafranquense, e depois de amanhã, às 23 horas, na tertúlia do Teatro do Zero no mesmo local.

No texto de apresentação da peça «Barrigas e Magriços», o Teatro do Zero recorda que «num Portugal de há muitos anos atrás, havia homens que comiam tanto tanto que todo o corpo podia ser estômago; outros, não tinham nada para lá meter. Os primeiros, Barrigas; e os segundos Magriços – símbolos da maior injustiça que há entre os homens, que é uns poderem viver servindo-se dos outros (…) Mas o tempo muda, os dias florescem e os homens, quando são Magriços, não o querem ser para sempre. E para isso revoltam-se, apoiam-se, sonham com um mundo onde todos são iguais e ninguém tem que servir ninguém. Outros, quando são Barrigas, querem continuar sempre a ser servidos. Os Soldados, chamados, têm que fazer uma escolha – quem acham que eles deviam defender? O tempo mudou. Era Primavera...»

O mesmo texto será levado à cena pelo Teatro Nova Morada, com estreia marcada no dia 1 de Maio no auditório da companhia, em Paço d' Arcos. A teatralização é de Leandro Vale.



Mais artigos de: Em Foco

Tributo a uma vida<br> e um pensamento ímpares

É inaugurada no sábado a grande exposição evocativa de Álvaro Cunhal «Vida, Pensamento e Luta: Exemplo que se projecta na actualidade e no futuro», patente na Sala do Risco do Pátio da Galé (no Terreiro do Paço) até ao dia 2 de Junho. Esta é uma oportunidade única para conhecer – ou recordar – as diversas dimensões daquela que é uma das mais fascinantes figuras da história de Portugal.

Programação do auditório

27 de Abril, às 15h30 horas Sessão inaugural, com intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP   30 de Abril, às 18h30 Exibição de vídeo sobre a chegada de Álvaro Cunhal a Portugal, seguido de conversa com Domingos...

A defesa de Álvaro Cunhal sobe ao palco

Estreia amanhã, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, o espectáculo «Um dia os réus serão vocês: o julgamento de Álvaro Cunhal», uma criação original da Companhia de Teatro de Almada. Em cena até domingo, segue depois em digressão pelo País.

<font color=0093dd>Por outras e melhores políticas agro-rurais</font>

Cerca de três mil agricultores de vários pontos do País, convocados pela Confederação Nacional da Agricultura, manifestaram-se no dia 17 de Abril, em Lisboa, em protesto pela falta de medidas para a resolução dos principais problemas da lavoura nacional. A demissão do Governo, que está a destruir o sector, e a realização de eleições antecipadas foi defendida pelos homens e mulheres que trabalham a terra e que reclamam «outras e melhores políticas agro-rurais» e outro «governo capaz de as definir e aplicar».