Comemorar a liberdade
O Município de Vendas Novas comemora o 39.º aniversário do 25 de Abril sob o lema «Conquistas de Abril no Portugal Democrático».
Assinalar uma data tão significativa na história do nosso país
Entre outras iniciativas que irão decorrer até 1 de Maio, a autarquia, em conjunto com as juntas de freguesia e o movimento associativo, destaca, no dia 24, às 22 horas, o espectáculo musical, no Centro Sociocultural, com Samuel e Luísa Basto, apresentado por Cândido Mota, a que se segue um baile.
O dia 25 de Abril acorda com várias actividades desportivas e, pelas 10.40 horas, junto ao Moinho de Vento, acontece a usual largada de pombos, antecedendo o desfile da liberdade, que todos os anos percorre as ruas da cidade de Vendas Novas com a população empunhando faixas com mensagens alusivas à liberdade e democracia, acompanhada por algumas instituições do concelho.
À tarde, a partir das 14 horas, realiza-se junto ao Parque Desportivo a habitual tarde cultural e desportiva, com os torneios de chinquilho, malha, sueca, setas, tiro ao alvo, automodelismo e vacada, actividades sempre populares neste dia. Por seu lado, à noite, a partir das 21.30 horas, no Centro Sociocultural haverá folclore com a actuação do Rancho Folclórico de Piçarras, o Grupo de Dança e Cantares «Os Pioneiros» de Vendas Novas, o Rancho Folclórico de Ciborro e um animado baile.
«25 de Abril, sempre!»
«Sempre com Abril» é o lema das comemorações do 39.º aniversário do 25 de Abril de 1974 no concelho do Seixal, que incluem, para além da actuação de Carlos do Carmo com a Sinfonieta de Lisboa e de Pedro Abrunhosa, na noite de 24 de Abril, exposições, debates, cinema e desporto. O dia 25 é dedicado aos momentos protocolares. À tarde, as comemorações estendem-se até à Avenida da Liberdade, em Lisboa.
Em Setúbal, como em vários outros concelhos do distrito de Setúbal e do País, os 39 anos da Revolução dos Cravos são assinalados, no dia 24, com um programa que inclui concertos com os Navegante e a Banda Andarilho, um espectáculo pirotécnico e a inauguração, no dia 25, de um núcleo museológico urbano na Bela Vista. No dia em que a liberdade celebra o seu 39.º aniversário, terá ainda lugar, pelas 18 horas, no Fórum Luísa Todo, o concerto «AJA Sempre 25 de Abril», com a participação dos músicos Chullage, Francisco Fanhais, Titina Rodrigues e do Coro Infantil de Setúbal. A apresentação do espectáculo ficará a cargo da actriz Maria do Céu Guerra.
A alegria do alvorecer
Com o objectivo de «Viver Abril, hoje, sentindo no corpo e na alma a dureza da noite de 24, e a alegria do alvorecer do dia 25 de Abril de 1974», um grupo de Militares de Abril e outros cidadãos estão a promover, no dia 24, uma concentração, às 22 horas, junto ao antigo Quartel General do Governo Militar de Lisboa (Largo S. Sebastião da Pedreira).
No mesmo lugar, 55 minutos depois terá lugar uma intervenção sinalizando o exacto momento da tomada da primeira unidade pelo MFA, a Escola Prática de Artilharia, em Vendas Novas, à ordem da senha «E depois do Adeus», de Paulo de Carvalho. Seguir-se-ão referências às várias conquistas de Abril.
Quando faltarem 10 minutos para as 24 horas será lido e votado um protesto contra a «Destruição da Democracia, da Constituição da República e, assim, de Portugal». Por fim, à meia-noite será entoada a Grândola Vila Morena e o Hino Nacional.
No dia seguinte, às 7 horas, está marcada uma nova concentração, junto à estátua do Terreiro do Paço, e às 8 horas, junto ao Cais das Colunas, será feita a leitura do poema «Filhos de Portugal», de Solange de Oliveira.
A Associação Conquistas da Revolução (ACR) vai realizar, no dia 20, às 13 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa, um almoço comemorativo do 25 de Abril. As inscrições podem ser feitas, até ao dia 18, através do endereço: [email protected].
Integrado nas comemorações do 25 de Abril, o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) realiza, no sábado, no Auditório da Biblioteca da Marinha Grande, às 15.30 horas, um debate com o tema «Criar, trabalhar, valorizar – As mulheres contribuem para o desenvolvimento do País». Esta iniciativa conta com a participação de Natacha Amaro, da Direcção Nacional do MDM.