Cimentar a unidade
O PCP encontrou-se, na última semana, com delegações da FENPROF e do MURPI, com o objectivo de divulgar as conclusões do seu XIX Congresso e a sua proposta para uma política patriótica e de esquerda.
Após o encontro com a FENPROF, realizado na quinta-feira, 31 de Janeiro, o Secretário-geral do PCP (que integrava a delegação do Partido, juntamente com Jorge Pires, da Comissão Política, e a deputada Rita Rato) reafirmou aos jornalistas a disponibilidade dos comunistas para a luta em defesa da escola pública, acrescentando que esta causa é um trabalho de todos. Para o dirigente comunista, «sacrificada a cultura, o ensino e a educação, é a própria democracia que fica fragilizada». A delegação da FENPROF era chefiada pelo secretário-geral Mário Nogueira.
Anteontem, o PCP recebeu o MURPI – Movimento Unitário de Reformados, Pensionistas e Idosos, tendo na agenda o violento ataque às reformas e pensões e o aumento do custo de vida. No final, Jerónimo de Sousa apelou à participação no protesto de amanhã, junto ao Ministério da Solidariedade e Segurança Social, promovido pelo MURPI. Da delegação do PCP fazia ainda parte Fernanda Mateus, da Comissão Política, e Marília Villaverde Cabral, da Comissão Central de Controlo. Casimiro Meneses, presidente do MURPI, encabeçava a delegação do Movimento.