Jovens italianos enfrentam Monti

Image 11665

Milhares de estudantes, a maioria do ensino secundário, manifestaram-se no sábado, 6, em 20 cidades italianas, condenando os cortes na educação e a política anti-social do governo chefiado por Mário Monti.

Os elevados preços dos livros, o aumento das propinas universitárias, a privatização das escolas públicas, a mercantilização do conhecimento e o direito ao trabalho foram alguns dos temas evocados em cartazes e palavras de ordem.

As manifestações mais participadas tiveram lugar em Roma, Milão, Turim, Bolonha, Pisa, Nápoles e Palermo. Na capital, os jovens marcharam para o Ministério da Educação, sendo alvo dos golpes das forças policiais, que terão provocado pelo menos quatro feridos.

As associações promotoras da jornada de luta denunciaram a brutalidade da actuação policial, que fez uso excessivo da força, alvejando os manifestantes com gases lacrimogéneos.

Também em Turim e Milão (Norte) se registaram confrontos com a polícia, deles resultando 20 feridos no primeiro caso e pelo menos uma dezena no segundo.

Vários jovens queixaram-se de ter sido derrubados e arrastados pelos agentes. Face às denúncias, o governo decidiu abriu um inquérito sobre a actuação das forças da ordem.

Várias associações de estudantes prometem uma jornada nacional de protesto para o próximo dia 27, em que o objectivo é derrotar o projecto de reforma educativa, alegadamente baseado no «mérito», apresentado pelo ministro da Educação, Francesco Profumo.



Mais artigos de: Europa

Pobreza e riqueza na Alemanha

Um recente estudo do Ministério do Trabalho alemão reconhece oficialmente o drástico agravamento das desigualdades no país nos últimos 30 anos, em particular nas últimas duas décadas.

Espanha na rua

Milhares de pessoas saíram às ruas, no domingo, 7, em 57 cidades de Espanha. As principais centrais sindicais ameaçam convocar uma greve geral contra as políticas de austeridade.

<i>El País</i> reduz um terço do pessoal

O diário espanhol El País anunciou, dia 5, que irá reduzir em cerca de 30 por cento os respectivos quadros de pessoal, tendo para isso apresentado, anteontem, terça-feira, o Expediente de Regulação de Emprego (ERE), mecanismo que permite às empresas em dificuldades...

Médio Oriente

Adensam-se as ameaças à paz no Médio Oriente. Sobe de tom o rufar dos tambores de guerra do imperialismo. As tensões e lutas (de classe) internas – de que as revoltas que desde há quase dois anos vêm percorrendo o mundo árabe são...