Manifestações em 57 cidades

Espanha na rua

Milhares de pessoas saíram às ruas, no domingo, 7, em 57 cidades de Espanha. As principais centrais sindicais ameaçam convocar uma greve geral contra as políticas de austeridade.

Protestos preparam greve geral em Espanha

Image 11662

Esta foi a segunda jornada de protesto convocada neste Outono pela Cimeira Social, plataforma integrada pelas principais centrais sindicais, UGT e CCOO, e cerca de 150 organizações.

Tal como em 15 de Setembro, os protestos de domingo tiveram como objectivo combater as duríssimas políticas de austeridade, que os sindicatos exigem submeter a referendo, e preparar o terreno para uma greve geral que se anuncia no horizonte, provavelmente coincidindo com a paralisação já anunciada em Portugal para 14 de Novembro.

Aliás, o manifesto lido no final da marcha, definia a jornada como «um passo intermédio» para uma greve geral, «caso o governo não mude significativamente de políticas e de atitude».

Ambos os líderes das CCOO e da UGT, Ignacio Fernández Toxo e Cándido Méndez, respectivamente, coincidem na opinião de que o orçamento para 2013 «só trará mais recessão e mais desemprego», segundo declararam no início do desfile em Madrid, que juntou cerca de 70 mil pessoas.

«Mais desemprego, mais cortes, menos protecção social. Querem arruinar o país! Há que impedi-lo», lia-se na faixa que encabeçou a manifestação na capital e em dezenas de outras cidades.

Muitos manifestantes erguiam cartazes com a palavra «Não» combinada com um par de tesouras, numa alusão aos cortes orçamentais que flagelam a população há vários anos.

Em Barcelona, os organizadores calcularam em 20 mil o número de manifestantes. Muitos foram ainda aqueles que protestaram nas oito capitais de província de Castela e Leão. Em Múrcia, Saragoça, Vitória e Bilbau, os seus centros urbanos ficaram apinhados de manifestantes. O mesmo se passou em muitas outras cidades, como Gijon, nas Astúrias, Pamplona ou Sevilha.

Nos desfiles, para além das organizações promotoras, integraram-se representantes de partidos políticos que se opõem às actuais políticas.



Mais artigos de: Europa

Pobreza e riqueza na Alemanha

Um recente estudo do Ministério do Trabalho alemão reconhece oficialmente o drástico agravamento das desigualdades no país nos últimos 30 anos, em particular nas últimas duas décadas.

Jovens italianos enfrentam Monti

Milhares de estudantes, a maioria do ensino secundário, manifestaram-se no sábado, 6, em 20 cidades italianas, condenando os cortes na educação e a política anti-social do governo chefiado por Mário Monti. Os elevados preços dos livros, o...

<i>El País</i> reduz um terço do pessoal

O diário espanhol El País anunciou, dia 5, que irá reduzir em cerca de 30 por cento os respectivos quadros de pessoal, tendo para isso apresentado, anteontem, terça-feira, o Expediente de Regulação de Emprego (ERE), mecanismo que permite às empresas em dificuldades...

Médio Oriente

Adensam-se as ameaças à paz no Médio Oriente. Sobe de tom o rufar dos tambores de guerra do imperialismo. As tensões e lutas (de classe) internas – de que as revoltas que desde há quase dois anos vêm percorrendo o mundo árabe são...