Fim de isenções nas antigas SCUT

O Governo anunciou, recentemente, o fim de parte significativa do regime de isenções na cobrança de portagens que estava previsto no Decreto-Lei 111/2011. «O Governo tenta fazer passar a ideia de que decidiu qualquer coisa de benéfico para as populações e para as empresas dos distritos servidos, nomeadamente, pela A25, A23 e A24. Mas o que acaba de anunciar é pior do que a situação existente até 30 de Setembro», contesta a Comissão de Utentes Contras as Portagens na A25, A24 e A23, explicando que até domingo aos cidadãos de Viseu, Castelo Branco, Guarda e Vila Real «estavam destinadas umas míseras dez viagens com isenção e 15 por cento de desconto nas restantes», o que a partir de 1 de Outubro deixou de acontecer. Às empresas transportadoras, a Portaria 41/2012 atribuía dez por cento de desconto nas viagens efectuadas entre as 7 e as 20.59 horas, e 25 por cento aos sábados, domingos e feriados, entre as 21 e as 6.59 horas. Àquele tipo de empresas destes distritos estavam também atribuídas 10 viagens com isenção.

Porque as decisões anunciadas pelo Executivo PSD/CDS apenas acrescentam razões para a continuação da luta contra as portagens, no dia 12 terão lugar dois «businões» nas cidades de Viseu e Vila Real, com partida da Avenida Europa e das Piscinas Municipais, respectivamente, e um protesto na Covilhã, junto do Parque Industrial de Tortosendo. Todas estas iniciativas acontecem às 18 horas.



Mais artigos de: Nacional

Arranca a campanha para as eleições regionais

Os primeiros três dias da campanha para as eleições regionais dos Açores contaram com a presença do Secretário-geral do PCP, que apelou ao reforço na votação da CDU para acabar com as maiorias absolutas de alternância consecutiva do PSD e do PS.

Reforçar a luta por uma vida digna

Image 11618

«Com o MURPI, defender os direitos dos reformados, lutar por uma vida digna» é o lema do 7.º Congresso da Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos, que se realiza no dia 20 de Outubro, das 9.30 às 17.30 horas, no Teatro Villaret, em Lisboa.

Contra a Lei do Governo

A Câmara do Seixal aprovou, quinta-feira, em reunião do executivo, uma proposta em defesa da manutenção das seis freguesias existentes, considerando que a Proposta de Lei 22/2012, aprovada pela maioria PSD/CDS, «não respeita a identidade do concelho, nem as freguesias».

Saúde só para os ricos

Um parecer do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, solicitado pelo Ministério da Saúde, foi tornado público, na quinta-feira, e defende que se deve limitar o acesso aos tratamentos mais caros para tratar doenças como o cancro, a sida e doenças...