Unidade e luta

«Uni­dade e luta» é o que o sector dos trans­portes da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Lisboa do PCP propõe aos tra­ba­lha­dores do sector por­tuário, quer para re­sistir ao agra­va­mento da ex­plo­ração no sector como para «expor os falsos con­sensos e os que traem a luta e os in­te­resses dos tra­ba­lha­dores» e «con­quistar a rup­tura que se impõe com a ac­tual po­lí­tica».

Num co­mu­ni­cado di­ri­gido aos tra­ba­lha­dores do sector, o PCP re­corda as in­ten­ções do Go­verno, acor­dadas com o pa­tro­nato e o sin­di­ca­lismo pa­tronal da UGT: «descer o preço da força de tra­balho e fazer re­gressar a pre­ca­ri­e­dade mais sel­vagem, para que os tra­ba­lha­dores por­tuá­rios re­gressem à “mo­der­ni­dade” de 1950/​60». A par­ti­ci­pação nas ac­ções de luta mar­cadas pela CGTP-IN, entre as quais se des­taca a ma­ni­fes­tação de dia 29, e a adesão ao PCP são o ca­minho mais só­lido e se­guro para re­sistir e avançar.

 

 



Mais artigos de: PCP

Engrossar a luta organizada dos trabalhadores e do povo

Co­men­tando as me­didas anun­ci­adas re­cen­te­mente pelo pri­meiro-mi­nistro e pelo mi­nistro das Fi­nanças, Je­ró­nimo de Sousa afirmou, no dia 13, que «en­trámos numa nova fase» que exige que cada um «de­monstre o seu des­con­ten­ta­mento e in­dig­nação, se junte à cor­rente de pro­testo e de re­jeição desta po­lí­tica e deste pacto». Trans­cre­vemos em se­guida, na ín­tegra, a de­cla­ração do Se­cre­tário-geral do PCP.

Uma imensa construção colectiva

Com a pu­bli­cação, no Avante! da pró­xima se­mana, do an­te­pro­jecto de Re­so­lução Po­lí­tica/ Teses e do an­te­pro­jecto de al­te­ra­ções ao Pro­grama do Par­tido, inicia-se a úl­tima fase de pre­pa­ração do XIX Con­gresso do Par­tido, que se re­a­liza em Al­mada nos dias 30 de No­vembro, 1 e 2 de De­zembro.

Construir a alternativa

A der­rota do pacto de agressão e a cons­trução de uma po­lí­tica al­ter­na­tiva, pa­trió­tica e de es­querda, e de um go­verno que a con­cre­tize, são pri­o­ri­dades da luta do PCP. 

«Pôr fim ao desastre!»

Um pouco por todo o País, está já a ser distribuído um documento do PCP, na véspera do debate com o primeiro-ministro na Assembleia da República, intitulado «Pôr fim ao desastre!». «Roubar os trabalhadores para engordar o grande capital, é esta a...

<i>O Militante</i> já saiu

Já saiu a edição de Setembro/Outubro d' O Militante. O texto de abertura, Tarefas exigentes, dá conta das tarefas que se colocam hoje aos comunistas: «A par da luta de massas e do reforço do Partido, traves-mestras da alternativa, é indispensável ampliar a unidade e...

A farsa do CDS

O PCP reagiu, através de uma nota do seu Gabinete de Imprensa emitida no domingo, às declarações de Paulo Portas proferidas na sequências das reuniões dos órgãos directivos do seu partido. Para o PCP, estas declarações são «parte da farsa...