Eleições regionais dos Açores
Na passada semana, foi entregue no Tribunal de Angra do Heroísmo, a lista de candidatos da CDU à Ilha Terceira, encabeçada por Paulo Santos (32 anos, advogado). Vítor Silva (39 anos, dirigente sindical), Lúcia Faria (42 anos, operadora de hipermercado), Hélio Pinheiro (45 anos, técnico de comunicações), Sirla Gomes (24 anos, despenseira), Luís Filipe Correia (39 anos, vigilante da natureza), Joana Fonseca (19 anos, estudante), Bruno Santos (33 anos, operador de hipermercado), Diana Maria Aguiar (38 anos, empregada doméstica), Mário Leandro da Silva (66 anos, assessor de comunicação social) e António Fonseca (50 anos, funcionário público), completam a lista de candidatos às eleições regionais dos Açores, que têm lugar já em Outubro.
«Penso que as pessoas estão mais sensíveis ao nosso programa político e ao que nós dizemos», afirmou, em declarações à comunicação social, Paulo Santos, que prometeu lutar pela «reconstrução da posição geoestratégica» da Terceira no plano regional, através da potenciação de infraestruturas que estão «desperdiçadas», como o Porto da Praia da Vitória ou o Aeroporto das Lajes.
Por seu lado, Aníbal Pires, Coordenador Regional do PCP, frisou que ao votarem na CDU os terceirenses têm a oportunidade de «dar mais pluralidade à sua representação na Assembleia Legislativa dos Açores».
«Os terceirenses têm dado historicamente o seu apoio a candidatos do PSD, PS e CDS e o que se tem verificado ao longo dos anos é que a Terceira tem perdido alguma importância no contexto regional», salientou.
Nesse sentido, Aníbal Pires frisou que a CDU se assume como «uma alternativa de voto», que apresenta «um projecto político alternativo, com uma visão global e integrada da região, onde cada ilha tem o seu lugar e, sobretudo, o seu valor».
Aposta no desenvolvimento
Na mesma semana, foram apresentados os candidatos da CDU pelo Círculo Regional da Ilha do Corvo e das Flores. Fátima Jacob (47 anos, ajudante de lar e centro de dia), cabeça de lista e mandatária, Fátima Silva Paulo (45 anos, cozinheira), Pedro Farias Estácio (22 anos, pedreiro), Américo Costa (74 anos, reformado) e Pesdro Estácio (74 anos, reformado) são os candidatos às eleições regionais de Outubro.
Aqui, o Coordenador do PCP defendeu a necessidade de se melhorem os transportes marítimos de mercadorias para a mais pequena ilha do arquipélago, onde se registam durante o Inverno casos pontuais de ruptura no abastecimento de alguns artigos de primeira necessidade.
Nas Flores, Vítor Gomes é o mandatário da lista encabeçada por Luísa Corvelo (29 anos, professora), a que se seguem Horácio Cravinho (35 anos, funcionário público), Sandra Sousa (27 anos, empregada de comércio), Ernesto Mendonça (58 anos, agricultor), Armindo Nunes (48 anos, funcionário público), Sónia Sousa (30 anos, recepcionista), José Vieira de Freitas (52 anos, agricultor), Maria dos Santos Jerónimo Bairos (43 anos, empregada de limpeza), Marco Diogo (33 anos, sociólogo), Emília Valadão (19 anos, estudante) e Paulo Leal (36 anos, técnico de manutenção eléctrica).
Na quinta-feira, João Decq Mota, cabeça de lista da CDU pelo Faial, propôs a criação de um parque de varagem e de uma doca seca para desenvolver a reparação naval. «Vamos apresentar propostas concretas que permitirão construir novas vias para o desenvolvimento da ilha», prometeu, lembrando que esta é uma actividade em que a Ilha «tem tradição, conhecimento e gente formada e capaz» e que «tem todas as condições para se desenvolver e prosperar». «Este é apenas um exemplo de como, com um investimento relativamente pequeno, é possível fazer diferente, fazer melhor», frisou o candidato, que com José Leitão, Joana Decq Mota e José Liduíno, vão concorrer nas listas da CDU, que, em 2008, conquistou 10,3 por cento dos votos no Faial.