Parlamento destitui Basescu
Uma maioria de deputados romenos votou, dia 6, a favor da destituição do presidente Traian Basescu, por violação continuada da Constituição. A decisão deverá ser confirmada pelo referendo convocado para o próximo dia 29.
O presidente romeno é acusado de não respeitar a separação de poderes, condicionar a independência judicial, usurpar funções do executivo e impor medidas de austeridade que empobreceram a população.
Já em 2008, Basescu foi destituído pelo parlamento, mas permaneceu no cargo ao receber apoio popular no referendo. Desta vez, as sondagens não auguram um resultado positivo para o chefe de Estado, que se tornou alvo da contestação popular ao promover duras medidas de austeridade, privando de recursos os hospitais e as escolas e condenando à miséria amplas camadas da população, designadamente boa parte dos funcionários públicos, cujos salários foram reduzidos em 25 por cento.