Fretilin defende direitos e serviços universais

Em campanha eleitoral para as legislativas do próximo dia 7 de Julho, a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) defende que a prioridade para os próximos dez anos é garantir a todo o povo o acesso a habitação, saúde, educação, água e electricidade. «É esta a questão fundamental» e «há condições para o fazer», [há condições] para «arrancar toda a população do nível de pobreza» em que se encontra, considerou Mari Alkatiri, em declarações à Lusa.

«É preciso trabalhar com as populações ao nível das aldeias e sucos» integrando-as como «parte do processo. Não podemos de forma alguma querer desenvolvimento como uma dádiva, porque as pessoas depois não o sentem como seu», acrescentou o secretário-geral da Fretilin.

A propósito das eleições, Alkatiri desejou ainda que o processo seja transparente e que «ninguém venha reclamar se perder», e apelou aos observadores internacionais para que não monitorizem apenas «se houve ou não violência, se houve ou não mortos», mas «que venham para ver o processo no seu todo. Se houve intimidações, se houve ameaças, se há fraudes ou não», já que, defendeu, «fraudes eleitorais podem ser praticadas de várias maneiras».



Mais artigos de: Internacional

50 organizações exigem fim do bloqueio

43 organizações humanitárias e não-governamentais e sete agências das Nações Unidas exigem que Israel ponha fim ao bloqueio contra a Faixa de Gaza, o qual consideram ser «uma clara violação do direito internacional».

Manobras mantêm regime

Horas depois de encerrarem as urnas da segunda volta das presidenciais no Egipto, o Conselho Superior das Forças Armadas (CSFA) reassumiu plenos poderes no país, procedendo, na prática, a um golpe de Estado.

Mineiros espanhóis resistem

A greve geral realizada, na segunda-feira, 18, nas regiões mineiras de Castela e Leão, Castela-Mancha, Aragão, Andaluzia e Astúrias, registou forte adesão, paralisando grande parte das actividades económicas. Convocada pelas duas maiores centrais...

Comunistas exigem reforma agrária

O Partido Comunista do Paraguai reagiu à morte de nove camponeses sem-terra e sete polícias durante uma operação de expulsão de terras ocupadas no Nordeste do país, considerando que «as balas atingem o pobres, enquanto a impunidade protege a oligarquia mafiosa». Em...

Tambores de guerra na Síria?

Ron Paul, congressista republicano, duas vezes candidato à presidência dos Estados Unidos, médico de profissão, cirurgião da força aérea durante a guerra de Vietname e autor de vários livros, considerado padrinho espiritual do conservador...