Assembleias de organização

Organizar para intervir

Aos vários níveis da estrutura do Partido estão a realizar-se assembleias das organizações, que analisam o meio em que actuam, traçam orientações e elegem dirigentes.

As organizações decidem as suas orientações

Teve lugar no sábado a XI Assembleia da Organização Concelhia da Marinha Grande do PCP, com a participação de 90 delegados e a presença de Manuela Bernardino, do Secretariado do CC.

Os delegados debateram as consequências do pacto de agressão, que tem provocado a falência de empresas e o aumento do desemprego e da precariedade, o corte nos salários e nas pensões e o aumento da carga fiscal sobre o povo, para além de procurar diminuir a capacidade reivindicativa dos trabalhadores.

Ao nível local, acusou-se a gestão PS no município de ter abandonado o desenvolvimento do concelho. A alternativa está na CDU, concluiu a assembleia.

A dinamização e criação de organizações de base são a chave para o reforço do Partido e para o enquadramento de mais militantes, potenciando a intervenção nas empresas, locais de trabalho, freguesias, lugares e áreas de intervenção, concluiu-se. A prioridade é a criação e reforço da organização nas empresas e locais de trabalho. A resolução política foi aprovada por unanimidade, tal como a nova Comissão Concelhia, que ficou composta por 27 elementos.

No fim-de-semana anterior, realizou-se a VII Assembleia da Organização de Freguesia do Laranjeiro com a participação de mais de meia centena de militantes. A Resolução Política, depois de debatida, foi aprovada por unanimidade. A Comissão de Freguesia eleita ficou composta por 29 elementos. A encerrar interveio Antónia Lopes, dos organismos executivos da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP.



Mais artigos de: PCP

Reforçar o Partido que é o obreiro da mudança

A X Assembleia da Organização Regional do Porto do PCP, realizada sábado no concelho da Maia, revelou um Partido mais forte e mais influente na dinamização e condução da luta dos trabalhadores e das populações do distrito do Porto. E, sobretudo, mais capaz para continuar a crescer.

Sobre as comemorações do 25 de Abril

O PCP pronuncia-se pela valorização das comemorações oficiais do 25 de Abril, das quais emerge com particular significado a sessão que se realiza na Assembleia da República e cuja eliminação – que a direita pretende e já várias vezes tentou...

Assalto a uns lucros para outros

O PCP considera que o aumento do preço do gás natural proposto pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), de 6,9 por cento a partir de Julho, constitui «mais um passo no processo de acumulação de lucros conseguidos à custa dos rendimentos da...

<i>Água é de Todos!</i>

O PCP recebeu no dia 19 uma delegação da campanha Água é de Todos, que reúne cerca de 150 organizações nacionais e visa defender a gestão pública da água e impedir a sua privatização, como pretende o Governo. A mais recente iniciativa...

Faleceu Gertrudes Paulino da Silva

Nascida a 24 de Abril de Abril de 1923 em Vila Franca de Xira, foi membro do Partido Comunista Português durante 72 anos. Ainda muito jovem começou a participar na luta contra o fascismo, pela liberdade e as condições de vida dos trabalhadores e do povo. Operária em fábricas...