Desemprego continua a subir
O número de inscritos nos centros de emprego continuou a aumentar em Fevereiro em termos homólogos (16,6 por cento) e mensais (1,6 por cento), para um total de 648 018.
No referido mês, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) registou mais 92 471 novas inscrições em relação ao ano anterior. Face a Janeiro, o número de inscritos aumentou 10 356, mantendo-se a tendência de agravamento do desemprego observada nos últimos meses.
Face a Fevereiro de 2011, o desemprego atingiu mais a população masculina (+21,6%), do que a feminina (+12,3%). Os jovens foram dos mais penalizados com um aumento de 21,4 por cento.
Os inscritos há menos de um ano (63% do total), aumentaram 27 por cento, ao mesmo tempo que os desempregados de longa duração (37% do total) aumentaram 2,5 por cento.
De acordo com a análise do IEFP, todos os níveis de habilitação escolar apresentaram mais desempregados do que há um ano, mas o aumento percentual mais elevado verificou-se ao nível do Ensino Superior, com mais 35 por cento, seguido do Secundário, com 27,1 por cento.
O «fim de trabalho não permanente» continua a ser o principal motivo de inscrição dos desempregados (mais 21 337 em Fevereiro, ou seja mais 17,7% do que no mesmo mês de 2011), seguido do motivo «despedido» (mais 11 578 inscritos, ou seja, mais 41,4 por cento).