Crédito malparado atinge nível recorde
O crédito malparado, incluindo o crédito à habitação, bateu novos recordes em Janeiro, aumentando de 4121 milhões de euros, no início de 2011, para 4782 milhões em Janeiro último.
Segundo a avaliação do Banco de Portugal (BdP), o volume total do crédito de cobrança duvidosa, que inclui famílias, instituições filantrópicas e empresários em nome individual, mantém-se num nível relativamente baixo, representando 3,44 por cento.
No crédito à habitação (que representa quatro quintos da dívida dos particulares à banca), as cobranças duvidosas declaradas atingiram 1,9 por cento, ou seja, um máximo histórico. No crédito ao consumo a situação é pior, dado que 10,3 por cento dos créditos são considerados de cobrança duvidosa.
O endividamento total dos particulares equivalia a 102,6 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) no final de Dezembro.