Tabucchi falece em Lisboa

O escritor italiano Antonio Tabucchi morreu, no domingo, 25, em Lisboa, aos 68 anos, vítima de doença, razão pela qual se encontrava em internamento hospitalar.

Nascido em Vecchiano, na província de Pisa, a 24 de setembro de 1943, Antonio Tabucchi era escritor e professor de língua portuguesa na Universidade de Siena.

Grande conhecedor do nosso País, Tabucchi era também tradutor e crítico da obra de Fernando Pessoa, poeta que o fez apaixonar-se por Portugal e dar aulas de Português, para melhor o perceber.

Entre outras obras, Antonio Tabucchi escreveu uma comédia teatral sobre Pessoa e recebeu, entre outros galardões, o Prémio Medicis, por Nocturno Indiano, e o Prémio Campiello, por Afirma Pereira.

Pequenos equívocos sem importância, Une baule pieno di gente, Os últimos três dias de Fernando Pessoa, A Cabeça Perdida de Damasceno Monteiro e Está a Fazer-se Cada Vez Mais tarde são outros títulos do autor.

Além de O Fio do Horizonte, outras obras de Tabucchi foram adaptadas ao cinema, como Nocturno Indiano (1989) Afirma Pereira (1995), cujo protagonista foi Marcello Mastroianni, Requiem (1998) e Dama de Porto Pim (2001).



Mais artigos de: Aconteceu

Desemprego continua a subir

O número de inscritos nos centros de emprego continuou a aumentar em Fevereiro em termos homólogos (16,6 por cento) e mensais (1,6 por cento), para um total de 648 018. No referido mês, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) registou mais 92 471 novas...

Crédito malparado atinge nível recorde

O crédito malparado, incluindo o crédito à habitação, bateu novos recordes em Janeiro, aumentando de 4121 milhões de euros, no início de 2011, para 4782 milhões em Janeiro último. Segundo a avaliação do Banco de Portugal (BdP), o volume total...

Listas de espera aumentam

Mais de 175 mil pessoas aguardavam por uma cirurgia no final do ano passado, segundo dados revelados, dia 21, na Comissão Parlamentar de Saúde, que mostram um aumento de 14 mil inscritos no espaço de um ano. Os deputados da comissão constataram uma «inflexão» na...

Cante alentejano, uma candidatura em risco

A Comissão Nacional da UNESCO, a quem cabe apresentar as candidaturas portuguesas na sede da organização, em Paris, optou por não avançar com o dossier relativo ao Cante Alentejano. Segundo revelou a Comissão Executiva da candidatura, os embaixadores Francisco Seixas da Costa e...