Tabucchi falece em Lisboa
O escritor italiano Antonio Tabucchi morreu, no domingo, 25, em Lisboa, aos 68 anos, vítima de doença, razão pela qual se encontrava em internamento hospitalar.
Nascido em Vecchiano, na província de Pisa, a 24 de setembro de 1943, Antonio Tabucchi era escritor e professor de língua portuguesa na Universidade de Siena.
Grande conhecedor do nosso País, Tabucchi era também tradutor e crítico da obra de Fernando Pessoa, poeta que o fez apaixonar-se por Portugal e dar aulas de Português, para melhor o perceber.
Entre outras obras, Antonio Tabucchi escreveu uma comédia teatral sobre Pessoa e recebeu, entre outros galardões, o Prémio Medicis, por Nocturno Indiano, e o Prémio Campiello, por Afirma Pereira.
Pequenos equívocos sem importância, Une baule pieno di gente, Os últimos três dias de Fernando Pessoa, A Cabeça Perdida de Damasceno Monteiro e Está a Fazer-se Cada Vez Mais tarde são outros títulos do autor.
Além de O Fio do Horizonte, outras obras de Tabucchi foram adaptadas ao cinema, como Nocturno Indiano (1989) Afirma Pereira (1995), cujo protagonista foi Marcello Mastroianni, Requiem (1998) e Dama de Porto Pim (2001).