PCP apresenta propostas
A proposta das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2012 da Câmara de Sintra, apresentada no início do mês, contou com a abstenção da CDU, uma vez que a mesma não vai resolver os problemas do concelho. No entanto, salientam os eleitos do PCP, «se executada com respeito com as linhas de orientação que sugerimos», poderá ser «um instrumento para a minimização dos efeitos da gravíssima crise que enfrentamos».
Numa tomada de posição, os comunistas criticam «a transferência de responsabilidades da Administração Central para a autarquia» e, por outro lado, «a diminuição de receitas por via do abrandamento da construção civil», sem que se tenha encontrado «uma opção viável e que se deveria central na criação do emprego».
Entre outras medidas, os eleitos do PCP defendem, na área dos recursos humanos, uma política de «a cada função permanente deve corresponder um contrato permanente», e, na área da habitação social, que seja elaborado «um levantamento exaustivo do estado em que se encontra o parque habitacional municipal, de forma a identificar patologias e promover obras de requalificação imediatas».
Na área da indústria, energia e actividades económicas, os comunistas exigem «uma política municipal de apoio à dinamização de sectores fundamentais para a economia do concelho, como as indústrias extractivas, a indústria farmacêutica, a logística e o turismo».