Islândia prende banqueiros

As autoridades islandesas detiveram preventivamente, dia 30, Larus Welding, um dos dirigentes do banco Glitnir, que foi à falência em 2008 juntamente com o Landsbanki e o Kaubpthing.

No âmbito da investigação, que visa apurar responsabilidades no colapso das três maiores instituições financeiras do país no espaço de apenas uma semana, o procurador Olafur Hauksson já interrogou mais de 20 pessoas implicadas no caso. «Welding foi detido no interesse da investigação, para impedir que influencie outros suspeitos ou elimine provas que estamos a investigar», declarou o procurador (Reuters, 30.11), que examina as compras de acções do Glitnir, assim como as hipotecas concedidas para comprar participações da mesma instituição.

Em Março passado, as autoridades prenderam Sigurdur Einarsson, ex-presidente executivo de Kaupthing, e no início de Junho começou o julgamento do ex-primeiro ministro conservador, Geeir H. Haard, pelas suas responsabilidades na crise económica e financeira.



Mais artigos de: Europa

Britânicos recusam o empobrecimento

O Reino Unido viveu no dia 30 a maior greve desde 1926. Mais de dois milhões de trabalhadores não foram trabalhar e dezenas de milhares manifestaram-se nas ruas das principais cidades.

Mais uma vez, não!

A sétima greve geral na Grécia, desde o início do ano, foi uma importante demonstração do repúdio geral pelas políticas de austeridade, agora prosseguidas pela coligação governamental liderada pelo ex-banqueiro Lucas Papademos.

Belgas respondem a Di Rupo

Na semana em que o primeiro-ministro indigitado, Elio Di Rupo, chegou a acordo com seis partidos para formar o novo governo belga, as três centrais sindicais mobilizaram cerca de 80 mil pessoas contra as medidas já anunciadas do novo executivo. A grande...

Banca sugou 1,6 biliões

Os bancos da Irlanda, Reino Unido e Alemanha receberam 58 por cento do total de apoios concedidos pelos estados da UE ao sector financeiro entre 2008 e 2010. Neste período, os estados destinaram à banca um montante de 1,608 biliões de euros (13% do PIB). No caso da Irlanda, as ajudas...

Jornadas de trabalho

Uma das características mais importantes do trabalho dos eleitos do PCP no Parlamento Europeu é a ligação permanente que procuramos manter com Portugal na defesa dos interesses do nosso País, dos trabalhadores e das populações, da produção, dos direitos de...