Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários

Grupo de Trabalho reuniu em Beirute

Realizou-se no passado dia 22 de Outubro, em Beirute, no Líbano, a reunião do Grupo de Trabalho dos Encontros Internacionais de Partidos Comunistas e Operários, recebida e organizada pelo Partido Comunista Libanês. O PCP esteve representado por Ângelo Alves, membro da Comissão Política.

A reunião, onde participaram além do PCP seis outros partidos comunistas membros do Grupo de Trabalho, oriundos da África do Sul, Brasil, Grécia, Índia, Líbano e Federação Russa, analisou a preparação do 13.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, o qual terá lugar em Atenas, na Grécia, nos dias 9, 10 e 11 de Dezembro, acolhido pelo Partido Comunista da Grécia.

O Grupo de Trabalho confirmou as expectativas de uma ampla participação nesta 13.ª Edição do Encontro Internacional e sublinhou a importância deste processo para o fortalecimento do movimento comunista e revolucionário internacional num quadro de aprofundamento da crise do capitalismo.

No programa paralelo à reunião do Grupo de Trabalho, realizou-se ainda uma reunião com a direcção do Partido Comunista Libanês em torno da situação no Médio Oriente, bem como um encontro/audição com os dois partidos comunistas sírios, que se deslocaram a Beirute para facultar uma informação detalhada sobre a situação no país.

Ambos denunciaram as amplas conspirações do imperialismo contra a independência e soberania da Síria, pronunciaram-se contra qualquer tentativa de ingerência ou agressão ao seu povo, e, simultaneamente, declararam o seu apoio às justas reivindicações populares por mais democracia e justiça social.

Durante a sua estadia em Beirute, os membros do Grupo de Trabalho foram ainda recebidos pelo presidente do Líbano, Michel Suleiman, e realizaram uma visita aos campos de refugiados palestinianos de Sabra e Chatilla, nos arredores da capital libanesa, tendo constatado as difíceis condições de vida do povo palestiniano expulso do seu próprio país pelas forças israelitas.

Na ocasião, foi também possível contactar com forças políticas e estruturas representativas da população destes campos, nomeadamente a direcção da Frente Popular de Libertação da Palestina.



Mais artigos de: Internacional

Os ricos mais ricos

O número de milionários nos EUA cresceu em 2011 acompanhando a tendência verificada nas últimas décadas e confirmando que, mesmo no contexto da maior crise capitalista, a grande burguesia continua a engordar o seu pecúlio.

UNESCO acolhe Palestina

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), admitiu, segunda-feira, a Palestina como membro de pleno direito da organização. EUA e Israel opuseram-se mantendo a política criminosa contra os palestinianos, ao mesmo tempo que avançam na desestabilização de toda a região.

Assembleia condena bloqueio norte-americano

Uma esmagadora maioria de 186 países aprovou, pelo 20.º ano consecutivo, uma resolução apresentada por Cuba onde se exige o fim do bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos EUA à ilha. Na Assembleia Geral das Nações Unidas, apenas dois países,...

Milhões vão ficar desempregados

Até 2013 será necessário criar 80 milhões de postos de trabalho para se atingir a taxa de emprego existente antes do espoletar da crise capitalista mundial, afirma a OIT num relatório elaborado antes do início da cimeira dos G20. O problema, adverte a...