Tráfego incomportável
A CDU de Vila Franca de Xira manifestou-se contra a escolha da cidade de Alverca para acolher um aeroporto de apoio à Portela destinado às companhias de low-cost, alertando para problemas de tráfego «incomportáveis».
«Acrescer problemas de tráfego aos já existentes é totalmente incomportável, pois já não se consegue circular com normalidade na Estrada Nacional 10», que atravessa o concelho de Vila Franca de Xira, refere a CDU, num requerimento entregue à Câmara Municipal, onde expressa a sua preocupação com a questão das acessibilidades rodoviárias à cidade.
«Alverca já deveria ter uma variante circular externa que retirasse viaturas da Estrada Nacional 10 e do centro da cidade», referem os comunistas, dando conta de que existe ainda uma outra alternativa, a «desafectação do troço compreendido entre Alverca e Vila Franca de Xira da autoestrada do Norte (A1)».
«Em complemento deveriam ser construídos nós de acesso a essa variante pelas diversas freguesias que a mesma atravessa», defendem.
Além da questão das acessibilidades, a CDU refere ainda «a perda da qualidade de vida da população de Alverca» e «o aumento da poluição», realçando que seriam necessários «grandes investimentos obrigatórios». Entre eles estaria, para os eleitos do PCP, «a construção de uma variante que ligasse Alverca ao IC2 em Santa Iria de Azóia», no concelho de Loures, «o melhoramento da rede de transportes públicos» e «o estudo dos impactos sobre as áreas residenciais».