Salários têm que ser pagos

A Europa-América, emblemática editora criada por Francisco Lyon de Castro, não paga os salários aos seus trabalhadores desde Maio. Em Agosto, foi recebida a terceira parte do ordenado desse mês e desde 2010 que os trabalhadores recebem os seus salários em tranches de 25 por cento.

Contactada pela imprensa, a administração da editora justificou os atrasos com as dívidas de diversas entidades, a começar pelo Estado (o maior devedor) e várias autarquias, mas o que é certo é que em todas as seis livrarias da Europa-América há salários em atraso, estando os seus trabalhadores a viver situações de carência económica.

Num requerimento apresentado no dia 22 pelo Grupo Parlamentar do PCP pretendia-se saber que medidas inspectivas foram tomadas e quais as que o Governo pretende tomar para garantir o pagamento dos salários a estes trabalhadores. No dia 20, os trabalhadores da empresa concentraram-se junto a uma das livrarias do grupo em sinal de protesto.



Mais artigos de: PCP

Travar com a luta o agravamento da exploração

As alterações que o Governo quer introduzir na legislação laboral visam o drástico agravamento da exploração, denunciou o PCP, que apelou a uma forte participação dos trabalhadores nas manifestações do próximo sábado, em Lisboa e no Porto.

Subversão do poder local democrático

O anunciado «Livro Verde» para a reforma administrativa do poder local é, para a Comissão Política do CC do PCP, um programa de «subversão do poder local democrático», que urge derrotar.

Encontro PCP-PEV

O PCP recebeu, na sua sede, uma delegação do Partido Ecologista «Os Verdes» composta por Manuela Cunha, Francisco Madeira Lopes e Vítor Cavaco, para um encontro onde foi analisada a situação económica e social do País, em particular...

Potencial de libertação e transformação

O PCP alertou, domingo, para as consequência na área da Cultura do Programa de Redução e Melhoramento da Administração Central e apelou à luta de todos os criadores e trabalhadores da Cultura.

Conhecer os problemas

Os deputados do PCP ao Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo e João Ferreira, visitaram os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga no final da semana passada, participando em diversas iniciativas e encontros. O programa dos deputados do PCP no distrito do Porto foi extenso e dedicado, no dia 23, ao futuro...

Organizar a resistência

Com as manifestações de dia 1 de Outubro no horizonte, as células e organizações do Partido multiplicam as acções de esclarecimento e mobilização. No complexo fabril da Portucel, em Setúbal, a célula do PCP garante que «só a luta...