Tudo pelo desporto de massas
A essa extraordinária presença que foi o Desporto na Festa do Avante! voltamos nesta edição, publicando, nomeadamente, como tem sido hábito nos últimos anos, as classificações dos torneios e provas que ali tiveram o seu desfecho durante os dias 3 e 4 de Setembro.
Uma atenção particular damos ainda nestas páginas aos torneios da malha e chinquilho, provas de inegável cunho popular que emergem no movimento associativo com uma notável vitalidade, mobilizando centenas e centenas de praticantes em dezenas de colectividades.
Poder de atracção facilmente observável em todas as outras modalidades que durante o primeiro fim-de-semana de Setembro encheram de movimento e cor, pela pura diversão ou com saudável espírito competitivo, todos os espaços afectos às actividades desportivas, do gimnodesportivo aos stands dedicados aos jogos de mesa, do ringue de boxe às acolhedoras sombras onde se lançou a malha, do slide à parede de escalada ou ao local onde se realizaram apresentações de desporto adaptado, como o BOCCIA.
Foi essa vibrante realidade nas suas variadas expressões desportivas e artísticas - nas galas (danças de salão e artes marciais) e festivais (patinagem artística, gímnica e Hip Hop), nos jogos de futsal e de voleibol, nas modalidades tradicionais ou nessa consagrada prova que é a Corrida da Festa, entre outras -, muitas delas marcadas por um elevado nível técnico, envolvendo mais de doze mil participantes directos (incluindo atletas amadores e profissionais, de todos os escalões e idades, homens e mulheres, muitos deles em nome das mais de três centenas de colectividades, associações e federações presentes), que fez das actividades desportivas na Festa do Avante! um evento sem paralelo na promoção do desporto para todos.
Um grande acontecimento político e desportivo que voltou a ter por base o trabalho da Comissão de Desporto da Festa do Avante!, que o planeou e organizou, contando com a ajuda de mais de três centenas de colaboradores, a par do precioso e inestimável apoio do movimento associativo e popular e das autarquias.