Faleceu, aos 61 anos

Mariano Almeida

Image 7501

Dezenas de pessoas compareceram, no dia 7, no cemitério dos Olivais, em Lisboa, nas cerimónias fúnebres de Mariano Almeida, funcionário do Partido há longos anos. Um dedicado militante que a morte levou cedo demais, aos 61 anos, em resultado de um acidente vascular cerebral. Entre eles estavam familiares (entre os quais a mãe, a companheira e as duas filhas), camaradas de Partido e amigos, muitos amigos.

Foi com emoção que todos escutaram as palavras de Luísa Araújo, do Secretariado, que se referiu àquele acto como sendo triste, «porque é fúnebre e de despedida», mas ao mesmo tempo e sobretudo de «fraternidade, de respeito, de reconhecimento pela entrega da sua generosidade, inteligência, emoção e consciência à classe operária, aos trabalhadores e ao Partido que abraçou desde jovem». A dirigente do PCP salientou que os presentes recordarão sempre o «amigo que reflectia as suas origens populares nas análises, nos confrontos, no humor. O amigo com momentos mordazes e de irreverência».

Na nota do Secretariado da Comissão Concelhia do Barreiro, realça-se as origens populares e operárias de Mariano Almeida, nascido em Lisboa, num pátio popular de Alcântara – onde passou a sua juventude. Cedo começou a trabalhar na Sociedade Comercial Romar, tendo feito parte da Comissão de Trabalhadores da empresa, entre 1977 e 1983, e tendo sido igualmente delegado sindical. Trabalhou, depois, como empregado de comércio da Baixa de Lisboa. Foi ainda dirigente do Clube Desportivo da Cova da Moura e integrou o Secretariado das Colectividades de Campo de Ourique. Mobilizado para a Guerra Colonial, esteve em Moçambique.

Membro do PCP desde 1974, pertenceu ao Secretariado da Comissão de Freguesia dos Prazeres do PCP entre 1975 e 1988, ano em que fez a opção de ser funcionário do Partido, que manteria até ao final da sua vida. Durante vários anos, assumiu tarefas centrais de apoio junto do Secretariado do Comité Central.

Nos últimos anos, como salientou Luísa Araújo, «optou para si, para a sua vida e residência o Barreiro, terra de tradições revolucionárias e aqui iniciou uma nova experiência de Partido, mais uma como revolucionário profissional» – integrava o Executivo e o Secretariado da Comissão Concelhia do Barreiro, onde assumia a responsabilidade pela Festa do Avante! e pela organização do Partido na freguesia da Verderena. «A vida não o deixou continuar», lamentou Luísa Araújo.



Mais artigos de: PCP

Rejeitar pela luta e pelo voto o pacto da submissão

O PCP reagiu, no dia 5, através de uma declaração do seu Secretário-geral, ao pacto assinado entre o FMI/BCE/CE e PS, PSD e CDS-PP. Jerónimo de Sousa alertou para a gravidade das medidas nele contidas, realçando que a não serem travadas pela luta, hipotecarão por décadas o futuro de Portugal e dos portugueses. Assim, a denúncia e rejeição deste pacto é, mais do que um direito, um dever, realçou o Secretário-geral comunista, reafirmando o caminho alternativo que o PCP propõe. Transcrevemos em seguida a declaração de Jerónimo de Sousa.

Concentração em Lisboa

Respondendo ao apelo da CDU, centenas de pessoas voltaram a concentrar-se, no dia 5, junto ao Ministério das Finanças, em Lisboa, para dizerem bem alto que não aceitam a ingerência da troika FMI/BCE/UE no nosso País. Agora que são já conhecidas...

Comunistas exigem respeito pela liberdade

À medida que se agrava a situação social do País e se aproximam as eleições sucedem-se as violações à liberdade de propaganda política do PCP e da CDU, como aconteceu recentemente em Vila Nova de Gaia e em Coimbra.

PCP reuniu com LOC, CNJ e JOC

O PCP encontrou-se, no dia 5, com responsáveis da Liga Operária Católica, no âmbito do conjunto alargado de contactos que os comunistas estão a fazer com diversas organizações com influência na sociedade portuguesa. O encontro teve como objectivo conhecer a...

90 anos contados em vidro

Está patente no Centro de Trabalho do PCP na Marinha Grande até final de Maio uma exposição de peças em vidro (feitas à mão com maçarico) da autoria de Manuel Carvoeiro. A iniciativa integra-se nas comemorações dos 90 anos do PCP e evoca momentos...