PCP reuniu com LOC, CNJ e JOC
O PCP encontrou-se, no dia 5, com responsáveis da Liga Operária Católica, no âmbito do conjunto alargado de contactos que os comunistas estão a fazer com diversas organizações com influência na sociedade portuguesa. O encontro teve como objectivo conhecer a avaliação que a LOC faz da situação do País e ao mesmo tempo dar a conhecer as análises do PCP, bem como a sua proposta de política patriótica e de esquerda.
Ambas as organizações convergiram em muitas questões relacionadas com o diagnóstico da grave situação do País, especialmente no que respeita às condições e aos direitos dos trabalhadores, e destacaram o propósito de manter o relacionamento existente. A delegação do PCP era chefiada por Jerónimo de Sousa e integrava ainda José Neto e Teresa Chaveiro, ambos membros do Comité Central.
No dia 9, foi a vez do Conselho Nacional de Juventude se reunir com o PCP, na sua sede em Lisboa. Em debate estiveram questões como o emprego, a educação, a habitação, o ambiente, o associativismo e a participação. A delegação do CNJ, pela voz do seu presidente José Filipe Sousa, deu a conhecer alguns aspectos da reflexão e da análise desta plataforma de organizações juvenis, ao passo que o PCP revelou as linhas gerais da política alternativa que defende e na qual os jovens são parte fundamental. Valorizando o papel do CNJ, o PCP reafirmou a sua profunda confiança na juventude e no movimento juvenil.
A delegação do PCP, encabeçada por Jerónimo de Sousa, era ainda composta por Paulo Raimundo, da Comissão Política, e Helena Barbosa, da direcção da JCP.
Na terça-feira realizou-se um outro encontro, desta feita com o Secretariado Permanente da Juventude Operária Católica (JOC). No encontro foram abordados os aspectos centrais da actual crise, os gravíssimos problemas sociais com que os trabalhadores e o povo português se confrontam, em particular a juventude trabalhadora, bem como as respostas políticas necessárias para lhes fazer face. Para além de Jerónimo de Sousa, integravam a delegação Paulo Raimundo, da Comissão Política, e José Neto, do CC.