«Desgraçada situação» em Aveiro

A Direcção Regional de Aveiro (DORAV) do PCP acusa o Governo PS, o PSD e o CDS de serem responsáveis pela «desgraçada situação» que vive o distrito, que, na última década, viu serem liquidadas 90 por cento das suas explorações leiteiras.

Em nota de imprensa, os comunistas condenam ainda as «deslocalizações e negociatas das multinacionais», como a Rohde e a Move-On, o encerramento de empresas estratégicas, como a Oliva, e a falência e dificuldades de centenas de pequenas e médias empresas, como acontece com a Beliape, a MDM ou a Jamarcol, que em conjunto representam mais de 200 novos desempregados.

A DORAV recorda ainda que PS, PSD e CDS são responsáveis pelo desemprego no distrito. «Em Janeiro registaram-se 3500 novos inscritos, que concorrem para que sejam mais de 50 mil os desempregados em sentido lato – que nem a manipulação de ficheiros consegue esconder –, e a que se juntam mais de 100 mil trabalhadores com vínculo precário, ao todo, quase 40 por cento da população activa do distrito», denunciam os comunistas, salientando que «este é um momento em que se impõe a ruptura e a mudança, patriótica e de esquerda».

 



Mais artigos de: PCP

Encerradas mais de 500 mil explorações agrícolas

O PCP está a realizar, desde Setembro, a Campanha Nacional «Portugal a produzir – emprego, soberania, justiça social». No sábado, com a participação de Jerónimo de Sousa, o Auditório do Instituto Português da Juventude, em Coimbra, acolheu um encontro sobre «Agricultura familiar do mundo rural – soberania alimentar para Portugal». Uma iniciativa promovida pelo Partido que há muito luta contra a corrente dos que, insistindo numa política de desvalorização dos sectores produtivos nacionais, conduziram o País para uma grave crise e para uma situação de irresponsável dependência.

Crescer e avançar no Alentejo

Sob o lema «PCP, força insubstituível para o desenvolvimento do Alentejo», realizou-se, domingo, em Grândola, o 14.º Encontro Regional de Quadros do Alentejo.

PCP visita <i>Saint-Gobain</i>

Os trabalhadores da Saint-Gobain Glass, em Loures, reclamaram esta terça-feira ao Governo que apresente medidas para reabilitar o forno da fábrica que deixou de fabricar chapas de vidro em 2010 e lançou quase uma centena de operários no desemprego. O dia ficou ainda marcado pela visita de...

Saiu <i>O Militante</i>

A última edição de O Militante, revista de reflexão e prática, dedica grande parte das suas páginas ao 90.º aniversário do PCP, sendo uma excelente oportunidade para que todo o colectivo partidário aprofunde o conhecimento do rico património...

Manifesto de protesto na Madeira

Os comunistas da Madeira apresentaram, sábado, um manifesto de protesto para denunciar a não concretização, na presente legislatura, do «mandato social». No texto acusa-se o Governo Regional de «fraude política» ao fazer...

A Festa do <i>Avante!</i> já está no terreno

A Direcção da Organização na Emigração do PCP realizou, no dia 20 de Fevereiro, uma reunião, na Quinta da Atalaia, com 44 camaradas e amigos, para fazer o balanço da actividade do Pavilhão da Emigração na Festa em...

Algarve

No âmbito da luta contra a introdução de portagens na A22, o PCP, a par de outras iniciativas, tem vindo a colocar pendões em todo o Algarve.