Namoro e violência
O dia 14 de Fevereiro – Dia dos Namorados – foi assinalado com uma iniciativa promovida pelo Núcleo do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) de Alcochete/Montijo, que contou com mais de 300 alunos e professores da Escola Secundária de Alcochete e da Escola El Rei D. Manuel I.
Sob o lema da violência no namoro, foi projectado o filme «De Mãos Dadas com o Medo», uma história que conta uma relação friccionada de violência entre namorados e faz apelo ao fim da violência física e psicológica na relação entre pares jovens. A projecção foi seguida de um debate que contou com a participação de Regina Marques, Patrícia Guimarães e Ana Paula Zeverino da Direcção Nacional do MDM.
O debate foi bastante participado pelos jovens e professores presentes que confirmaram ser este um dos actuais problemas vividos na escola e na sociedade em geral cuja discussão importa dinamizar.
Estudos recentes apontam para uma alta incidência de violência física entre os namorados adolescentes e, por isso, foi apontada, no debate, a importância da educação sexual nas escolas bem como a educação para a igualdade e a cidadania, desenvolvendo questões como a defesa do amor-próprio e do respeito mútuo nas relações na escola, na família e na sociedade.