O jornal da liberdade e da democracia
O organizador colectivo, o agitador colectivo, o propagandista colectivo sempre em prol da unidade, da coesão e do fortalecimento do Partido, o Avante! foi, desde as primeiras horas do alvor de Abril, o jornal da liberdade e da democracia.
Percursor da luta antifascista – e por isso o mais sólido reduto no combate pela destruição da ditadura terrorista dos monopólios e dos latifúndios associada ao imperialismo, a qual, durante 48 anos, sufocou o povo português e os povos das ex-colónias e vendeu os recursos pátrios a retalho –, o Órgão Central do PCP colocou-se imediatamente ao lado das massas populares aliadas ao Movimento das Forças Armadas, contribuindo não apenas para a sua consolidação, mas, igualmente, para o seu reforço e avanço no curso frutuoso do processo revolucionário.
Houve quem quisesse calar a voz dos comunistas e dos seus aliados, procurando garantir o que o fascismo nunca tinha conseguido em décadas de feroz repressão. Mas no Avante! ecoaram os gritos do tempo novo, do imparável movimento que, resistindo, a golpes e manobras palacianas, concretizou a liberdade e a democracia exercendo-as; que arrancou pela raiz as mordaças, o medo e a tortura impostos pela PIDE e pela bufaria fascista; que libertou os presos políticos e legalizou as organizações políticas e sindicais; que obrigou à realização de eleições livres e à instituição de um regime constitucional profundamente progressista; que lançou pontes de paz, cooperação e amizade com todos os povos do mundo.