Não às portagens e aos aumentos
O Movimento «Naturalmente... Não às Portagens na A28», após ter tido conhecimento da acção de vandalismo ocorrida no dia 26 de Dezembro, no pórtico de Neiva, repudiou «este tipo de actos» e, aproveitando a ocasião, reiterou a afirmação dos princípios da sua luta contra as portagens, que são «despropositadas e injustas para com os cidadãos e empresas de Viana do Castelo e Alto Minho». O movimento acusou ainda a Câmara de Viana do Castelo de nada fazer para «corrigir esta situação».
Na semana passada, o Movimento de Utentes dos Transportes Públicos da Área Metropolitana do Porto (MUT-AMP) manifestou-se contra o aumento dos preços dos transportes públicos para 2011 (entre 3,5 a 4,5 por cento), que vai «contribuir para a desigualdade social». «O MUT-AMP e a população não podem concordar mais com tamanhas injustiças sociais», salienta o movimento, que compromete-se a «lutar contra a ofensiva levada a cabo pelo Governo contra quem menos tem e mais precisa».
Para o início do próximo ano estão já a ser pensadas novas iniciativas de contestação, que vão passar, entre outras, por pedir audiências a todos os partidos com assento parlamentar e por falar, em ano de eleições, com o Presidente da República. O MUT-AMP contesta, de igual forma, os aumentos do gás, da água, da luz e dos impostos.