Violência sobre as mulheres
O Núcleo de Viseu do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) assinalou o Dia Internacional pela Erradicação da Violência sobre as Mulheres com a distribuição, no dia 25 de Novembro, no Rossio da cidade, de um documento alusivo a esta data.
«Numa região marcada por este problema social, foi notória a necessidade de intervenção, quer ao nível do apoio concreto das mulheres vítimas de violência, quer ao nível do trabalho em prol da igualdade de género, da desconstrução de estereótipos e preconceitos, de mitos pretensamente legitimadores dos actos violentos exercidos e consentidos sobre as mulheres», informa o MDM, dando conta da «surpreendente» receptividade do documento.
Entre 2004 e 2010, no que respeita a homicídios praticados sobre mulheres vítimas de violência doméstica, Viseu ocupa o 4.º lugar nacional, logo abaixo de Lisboa, Porto e Setúbal. Viseu está ainda em 4.º lugar em tentativas de homicídio neste âmbito. «Não é admissível que não haja uma efectiva política de prevenção e combate a este flagelo», lamenta o MDM, sublinhando que «face às medidas de austeridade» que têm sido implementadas, «adivinha-se que a violência sobre as mulheres sofra um agravamento: não apenas aquela que é praticada na intimidade como também a que, à margem da lei, usurpa direitos de maternidade e aleitamento, bem como outros direitos laborais».