Produzir mais e dever menos

Image 5778

O Secretário-geral do PCP esteve no distrito de Santarém no domingo a participar em diversas iniciativas, nomeadamente nos concelhos de Ourém e Salvaterra de Magos. Num almoço em Ourém, que acabou por ocupar todas as salas do restaurante, e perante muitos independentes, Jerónimo de Sousa chamou a atenção para as potencialidades do País: «Portugal não é um País pobre», afirmou, lembrando os recursos do subsolo e as potencialidades agrícolas, piscatórias e industriais. «Portugal tem que produzir mais para dever menos», concluiu o Secretário-geral do Partido.

Denunciando o carácter profundamente negativo e injusto das medidas anunciadas pelo Governo, no que é já chamado de PEC 3, Jerónimo de Sousa afirmou que a banca continua sem qualquer encargo: esta pagará uma «taxazinha» para uma espécie de «mealheiro» ao qual recorre sempre que precisar. Ou seja, «nem um cêntimo para o défice ou para a dívida externa». Foi esta a mais recente decisão do Ecofin, que reúne os ministros das Finanças da União Europeia.

Jerónimo de Sousa destacou ainda a necessidade – e a possibilidade – de travar a especulação, lembrando que os tais «especuladores» e o «mercado» de que tanto se fala são, na realidade, os grandes bancos alemães, franceses e a alta finança europeia e internacional, os mesmos a quem a política de direita serve. Estes, acusou, financiam-se «ao preço da chuva« e cobram elevados juros às economias mais frágeis: o Banco Central Europeu empresta aos bancos a um por cento e estes emprestam a Portugal a 6,5 por cento (à Alemanha somente a 2,3 por cento). O dirigente comunista estimou que o País pague, este ano, 700 milhões de euros só em juros, no que apelidou de «roubo descarado» ao erário público.

 



Mais artigos de: PCP

Aproveitar os recursos do País

Num comício em Montelavar, no concelho de Sintra, Jerónimo de Sousa reafirmou a particular urgência que assume na actual situação do País a aposta na produção nacional.

 

O Partido que dá força à luta

Cerca de 300 quadros do Partido da região de Setúbal estiveram reunidos no sábado, no Seixal, num plenário que contou com a presença de Jerónimo de Sousa. O reforço do Partido e da luta estiveram no centro das preocupações.

Organizar e intervir

O PCP realizou, no dia 30, em Lisboa, o seu 5.º Encontro sobre o Trabalho junto dos Reformados. Em foco no debate travado esteve, para além da acção concreta do Partido junto desta camada social, a situação do País, marcada pela ofensiva sem...

Informação do Secretariado do CC do PCP

1 . Considerando que na actividade de Mário Costa, membro do CC e responsável pela Direcção da Organização Regional de Vila Real, se verificaram comportamentos incompatíveis com a sua qualidade de membro do PCP, com violação dos Estatutos do Partido,...

Candidatura com sítio na Internet

A partir de hoje passa a estar disponível na Internet o sítio da candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República, que acompanhará as principais iniciativas e acções da campanha eleitoral. Através do endereço www.franciscolopes.pt...