Eleições no Brasil

Dilma vence primeira volta

A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) obteve 46,7 por cento dos votos na primeira volta das presidenciais brasileiras. A 31 de Outubro, Dilma Rousseff enfrenta José Serra, que não chegou a um terço dos votos.

«O PCdoB elegeu uma senadora e 34 deputados federais e estaduais»

Image 5791

«Enfrentarei a segunda volta com muita garra e energia», expressou Dilma depois de confirmado o veredicto das urnas e a necessidade de um apuramento complementar.

Serra, com 32,6 por cento, e Marina Silva, com 19,53 por cento, foram os candidatos à sucessão de Lula da Silva que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A tarefa da ex-ministra das minas é agora mobilizar a maioria dos 135 milhões de brasileiros em torno da sua candidatura. Seguramente, nas próximas semanas encontra os brasileiros mais concentrados na escolha do chefe de Estado, isto depois de um sufrágio onde, para além do principal magistrado do país, os eleitores foram convocados a escolher os governadores de 26 estados e do distrito federal, 513 deputados nacionais e 54 senadores, e os deputados a 27 assembleias legislativas, num total de mais de 22 500 concorrentes.

 

PCdoB cresce

 

Nota de destaque na consulta popular de domingo no Brasil foi ainda a consolidação da influência eleitoral do PCdoB. Os comunistas brasileiros conseguiram eleger uma senadora, 15 deputados federais e 19 deputados estaduais, resultado que supera o anterior. Em 2006, o PCdoB elegeu 13 federais e 12 estaduais.

Por decidir no final do mês de Outubro ficam também os governos dos estados de Alagoas, Amapá, Pará, Paraíba, Piauí, Rondonia, Roraima, Goiás e Brasília, ao passo que noutras 12 regiões administrativas triunfou a coligação das forças democráticas, progressistas e de esquerda.



Mais artigos de: Internacional

Cuba não se rende ao capitalismo

A ampla participação popular na construção do socialismo em Cuba é uma razão mais para confiar no futuro de Cuba e prosseguir e reforçar a solidariedade com a sua Revolução Socialista, afirmam Ângelo Alves e Carlos Chaparro em entrevista ao Avante! sobre a sua recente visita a Cuba.

PC da Venezuela elege dois deputados

O Partido Comunista da Venezuela (PCV) confirmou, ao final do dia de terça-feira, 28, a eleição de dois deputados no sufrágio, realizado dois dias antes, para o parlamento venezuelano e para o Parlamento Latino-Americano (Parlatino). Para além dos dois efectivos, o PCV elegeu ainda sete...

Os Cinco

A Assembleia Geral da Associação Americana de Juristas (AAJ) aprovou uma resolução exigindo ao presidente Barack Obama que liberte os Cinco cubanos presos injustamente há 12 anos nos EUA. No documento, os juristas também condenam o processo a que foram submetidos Gerardo,...

Da Venezuela ao Equador

A oposição venezuelana, se algo merece a todos os títulos, é entrar no famoso – quanto inútil – Livro de Guinness. A sua Mesa de Unidade Democrática (mais de 20 partidos afunilados na MUD, também definida como Mesa de Ultra Direita), depois de obter um total de...

Ataque aos direitos nos EUA

Pacifistas, anti-racistas e militantes políticos de esquerda dos EUA responderam com uma energia e indignação sem precedentes à rusga coordenada do FBI a nível nacional contra as casas de respeitados dirigentes políticos. Na semana seguinte, houve...