Dilma vence primeira volta
A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) obteve 46,7 por cento dos votos na primeira volta das presidenciais brasileiras. A 31 de Outubro, Dilma Rousseff enfrenta José Serra, que não chegou a um terço dos votos.
«O PCdoB elegeu uma senadora e 34 deputados federais e estaduais»
«Enfrentarei a segunda volta com muita garra e energia», expressou Dilma depois de confirmado o veredicto das urnas e a necessidade de um apuramento complementar.
Serra, com 32,6 por cento, e Marina Silva, com 19,53 por cento, foram os candidatos à sucessão de Lula da Silva que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
A tarefa da ex-ministra das minas é agora mobilizar a maioria dos 135 milhões de brasileiros em torno da sua candidatura. Seguramente, nas próximas semanas encontra os brasileiros mais concentrados na escolha do chefe de Estado, isto depois de um sufrágio onde, para além do principal magistrado do país, os eleitores foram convocados a escolher os governadores de 26 estados e do distrito federal, 513 deputados nacionais e 54 senadores, e os deputados a 27 assembleias legislativas, num total de mais de 22 500 concorrentes.
PCdoB cresce
Nota de destaque na consulta popular de domingo no Brasil foi ainda a consolidação da influência eleitoral do PCdoB. Os comunistas brasileiros conseguiram eleger uma senadora, 15 deputados federais e 19 deputados estaduais, resultado que supera o anterior. Em 2006, o PCdoB elegeu 13 federais e 12 estaduais.
Por decidir no final do mês de Outubro ficam também os governos dos estados de Alagoas, Amapá, Pará, Paraíba, Piauí, Rondonia, Roraima, Goiás e Brasília, ao passo que noutras 12 regiões administrativas triunfou a coligação das forças democráticas, progressistas e de esquerda.