Na Assembleia Nacional e no Parlatino

PC da Venezuela elege dois deputados

O Par­tido Co­mu­nista da Ve­ne­zuela (PCV) con­firmou, ao final do dia de terça-feira, 28, a eleição de dois de­pu­tados no su­frágio, re­a­li­zado dois dias antes, para o par­la­mento ve­ne­zu­e­lano e para o Par­la­mento La­tino-Ame­ri­cano (Par­la­tino). Para além dos dois efec­tivos, o PCV elegeu ainda sete de­pu­tados su­plentes.

Na As­sem­bleia Na­ci­onal, o cargo atri­buído ao PCV no quadro da ali­ança PSUV-PCV vai ser ocu­pado pelo se­cre­tário-geral do par­tido, Oscar Fi­guera, eleito pelo es­tado de Guá­rico, ao passo que Ca­rolus Wimmer se mantém como o re­pre­sen­tante co­mu­nista no Par­la­tino.

Em nota à co­mu­ni­cação so­cial, a di­recção do PCV in­formou, ainda, que o total de votos ob­tidos pelo par­tido quase chegou aos 163 mil (162 830), facto que, con­si­deram, «mostra o cres­ci­mento sus­ten­tado da vo­tação nos co­mu­nistas em elei­ções desta ín­dole».

Para o PCV, os re­sul­tados das le­gis­la­tivas con­firmam, ainda, que «a or­ga­ni­zação dos co­mu­nistas ve­ne­zu­e­lanos con­tinua o pro­cesso de cres­ci­mento e con­so­li­dação», e que os que op­taram por votar no par­tido «de­mons­tram uma ele­vada cons­ci­ência e com­pro­misso» para com a re­vo­lução no quadro de «uma feroz cam­panha an­ti­co­mu­nista».

Sau­dando a vi­tória ob­tida pelo Par­tido So­ci­a­lista Unido da Ve­ne­zuela e de­mais forças po­lí­ticas e so­ciais re­vo­lu­ci­o­ná­rias, o PCV «chama a for­ta­lecer a uni­dade or­gâ­nica dos re­vo­lu­ci­o­ná­rios que cons­ti­tuem o órgão de di­recção co­lec­tiva de forma a en­frentar com cri­té­rios co­muns a re­acção e a de­sen­volver as cor­rec­ções que o pro­cesso [bo­li­va­riano] exige».



Mais artigos de: Internacional

Cuba não se rende ao capitalismo

A ampla par­ti­ci­pação po­pular na cons­trução do so­ci­a­lismo em Cuba é uma razão mais para con­fiar no fu­turo de Cuba e pros­se­guir e re­forçar a so­li­da­ri­e­dade com a sua Re­vo­lução So­ci­a­lista, afirmam Ângelo Alves e Carlos Cha­parro em en­tre­vista ao Avante! sobre a sua re­cente vi­sita a Cuba.

Ninguém pára o processo revolucionário

O pre­si­dente do Equador es­capou a uma ten­ta­tiva de Golpe de Es­tado e as­sas­si­nato. A mo­bi­li­zação do povo foi de­ter­mi­nante para ga­rantir a ordem cons­ti­tu­ci­onal.

Dilma vence primeira volta

A can­di­data do Par­tido dos Tra­ba­lha­dores (PT) e do Par­tido Co­mu­nista do Brasil (PCdoB) ob­teve 46,7 por cento dos votos na pri­meira volta das pre­si­den­ciais bra­si­leiras. A 31 de Ou­tubro, Dilma Rous­seff en­frenta José Serra, que não chegou a um terço dos votos.

Os Cinco

A Assembleia Geral da Associação Americana de Juristas (AAJ) aprovou uma resolução exigindo ao presidente Barack Obama que liberte os Cinco cubanos presos injustamente há 12 anos nos EUA. No documento, os juristas também condenam o processo a que foram submetidos Gerardo,...

Da Venezuela ao Equador

A oposição venezuelana, se algo merece a todos os títulos, é entrar no famoso – quanto inútil – Livro de Guinness. A sua Mesa de Unidade Democrática (mais de 20 partidos afunilados na MUD, também definida como Mesa de Ultra Direita), depois de obter um total de...

Ataque aos direitos nos EUA

Pacifistas, anti-racistas e militantes políticos de esquerda dos EUA responderam com uma energia e indignação sem precedentes à rusga coordenada do FBI a nível nacional contra as casas de respeitados dirigentes políticos. Na semana seguinte, houve...