Aumentos brutais
A Câmara de Esposende aprovou, recentemente, a alteração ao Regulamento de Abastecimento de Água e de Drenagem de Águas Residuais, assim como ao tarifário referente a estes serviços públicos. Para os comunistas, eleitos na Assembleia Municipal, esta situação, «configura um vergonhoso e brutal aumento», atingindo cerca de 32 por cento no 1.º escalão e cerca de 63 por cento no 2.º escalão».
Naquele órgão autárquico, a CDU condenou ainda o despedimento colectivo verificado na empresa FMAC e a forma como aconteceu, manifestando total solidariedade aos trabalhadores agora lançados ao desemprego. «Tratou-se de um despedimento com contornos de ilegalidade. Os trabalhadores que se encontravam de férias receberam cartas de despedimento emitidas a 24 de Agosto com datas de 5 de Agosto. Trabalhadores que foram de férias sem receberem o salário de Julho e o subsídio de férias, a que se juntou o não pagamento do mês de Agosto», denunciam os eleitos do PCP.
Numa outra proposta, apelaram aos grupos parlamentares da Assembleia da República que aprovem as iniciativas legislativas tendentes a revogar o diploma do Governo que institui a cobrança de portagens nas SCUT.