Relatório do PCP

Prevenir catástrofes


A Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar (ENVI) do Parlamento Europeu aprovou, dia 22, por larga maioria (46 votos a favor, 6 contra e 2 abstenções), o relatório do deputado do PCP, João Ferreira, relativo a uma «Abordagem comunitária sobre a prevenção de catástrofes naturais ou provocadas pelo homem».

O documento prevê, entre outros aspectos, a criação de um quadro financeiro apropriado à prevenção de catástrofes, um conjunto de acções de prevenção a serem apoiadas pela UE, a criação de um Observatório Europeu da Seca e da Desertificação, o lançamento de uma iniciativa específica no domínio da protecção da floresta e da prevenção dos fogos, o reforço dos sistemas de alerta precoce nos estados-membros e a revisão do regulamento do Fundo de Solidariedade.

Do relatório consta também a exigência de uma política agrícola equilibrada social e ambientalmente, notando que «a prevenção de catástrofes deverá incluir como preocupação central a diminuição das disparidades existentes entre regiões e Estados-membros neste domínio (...) reconhecendo as características e constrangimentos naturais das regiões pouco povoadas e das regiões ultraperiféricas».



Mais artigos de: Europa

Protestos de milhões varrem a Europa

As fortíssimas pressões dos governos europeus sobre os direitos sociais, salários e pensões estão a levantar uma vaga de protestos em vários países, cujos trabalhadores recusam ser reduzidos à pobreza.

O mínimo para todos

A Comissão do Emprego e Assuntos Sociais do Parlamento Europeu aprovou, dia 24, o relatório da deputada do PCP, Ilda Figueiredo, que salienta a importância do rendimento mínimo a nível europeu.

Sector público é essencial

O parecer da deputada do PCP, Ilda Figueiredo, sobre o desenvolvimento do potencial de emprego de uma nova economia sustentável, foi aprovado, dia 25, na Comissão de Indústria, da Investigação e da Energia do Parlamento Europeu. Apesar de nem todas as propostas da relatora terem sido...

Greve sem serviços mínimos

Os cerca de 7500 trabalhadores do Metro de Madrid iniciaram, às zero horas de segunda-feira, uma greve de três dias em protesto contra a redução de salários dos funcionários públicos aprovado pela Comunidade de Madrid. No primeiro dia de greve foram cumpridos os...

Com a cumplicidade da UE

Muitas imagens depois, a mesma realidade. Quantas vezes fomos, cada um de nós, chocado com as imagens resultantes dos ataques israelitas, as mulheres que choram a morte dos seus filhos, os filhos abandonados pela morte dos seus pais. Quantas vezes vimos homens que carregam nos braços familiares, amigos,...