População atingida
A Assembleia Municipal de Valongo aprovou, há dias, por maioria (com a abstenção do PS), uma moção proposta pela CDU contra a introdução de portagens nas SCUT do Norte Litoral, Costa da Prata e Grande Porto, medida que, segundo os eleitos do PCP, «lesará gravemente o interesse das populações servidas por estas auto-estradas e o tecido económico da Área Metropolitana do Porto».
Naquele órgão, os comunistas exigiram uma «atitude pró-activa» dos responsáveis políticos locais na «rejeição da introdução de portagens nas SCUT» e na «defesa do interesse das populações e do tecido empresarial local». «A implementação de portagens nas SCUT agravará a crise económica e social que comprovadamente afecta a Área Metropolitana do Porto, tendo em conta as repercussões que terá nas micro, pequenas e médias empresas e no tecido social que lhe está associado», lê-se no documento.
As comissões de utentes iniciaram, entretanto, segunda-feira, uma semana de protestos contra a introdução de portagens nas SCUT, realizando marchas lentas em dias diferentes. Protestos que se vão manter até que o Governo recue na decisão de portajar aquelas vias.