NATO
A proposta de alteração ao novo conceito estratégico foi entregue, segunda-feira, em Bruxelas, ao secretário-geral da Aliança Atlântica, Anders Fogh Rasmussen. O documento elaborado por um grupo de 12 «especialistas», liderado pela ex-secretária de Estado norte-americana, Madeleine Albright, vai ser discutido na próxima Cimeira da NATO, em Novembro, que decorrerá em Lisboa.
Em causa está a revisão dos actuais objectivos estratégicos do bloco político-militar imperialista, o qual, de acordo com o texto da proposta, «deve ser suficientemente polivalente e eficaz para levar a cabo operações longe do seu território, indo para além do que se previa em 1999».
Os «sábios» argumentam que o actual conceito estratégico foi aprovado antes do 11 de Setembro e que fenómenos como o «terrorismo» ou a pirataria em alto mar confirmam a necessidade do aumento do papel da NATO no mundo.
A ser votada favoravelmente pelos estados-membros, esta será a quinta vez que a Aliança Atlântica altera o seu conceito estratégico, depois das revisões ocorridas em 1957, 1968, 1991 e 1999.