Rússia
Familiares e trabalhadores das minas de Razpadskaia protestaram, dia 14 de Maio, contra as condições de trabalho e os baixos salários. A revolta popular surgiu depois de 66 mineiros terem morrido numa explosão provocada por gás metano. Pelo menos uma centena ficou ferida no acidente ocorrido dia 8, e outros 24 trabalhadores encontram-se desaparecidos.
Dias depois da tragédia, a população não conteve a ira e reuniu-se na cidade de Kemerovo para exigir o esclarecimento cabal das causas da tragédia na mina. Acto contínuo, a concentração reivindicou igualmente aumento das remunerações e melhoria das condições de laboração.
A polícia de choque foi chamada a intervir depois do povo ter cortado a via férrea em sinal de protesto. Nos confrontos com os mineiros e os familiares das vítimas, pelo menos 28 pessoas foram detidas.
O governador, Aman Tuleev, considerou a manifestação um acto de provocação, dizendo que a iniciativa não foi espontânea mas organizada, escusando-se, no entanto, a indicar os promotores do protesto.
Para Tuleev, o facto da esmagadora maioria dos detidos não trabalhar confirma a sua tese.