Vitória dos trabalhadores da ENU
Foi aprovado, em votação final global, com a abstenção do PS, o diploma que altera o acesso dos antigos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio (ENU) às pensões de invalidez e velhice.
Para quem, como o PCP, esteve sempre com os trabalhadores nesta sua justa luta, nunca desistindo de apresentar iniciativas cpm vista a satisfazer as suas reivindicações, este é um momento de grande significado, a mostrar, uma vez mais, que vale a pena lutar.
O diploma agora aprovado reconhece que os antigos trabalhadores da ENU, mesmo aqueles que não tinham vínculo à empresa à data da sua dissolução, são equiparados a trabalhadores de fundo de mina, com os correspondentes benefícios em termos de idade de reforma. Satisfeita foi também a reivindicação relativa ao acompanhamento em matéria de cuidados de saúde.
Por responder, dada que a isso se opuseram PS e PSD, ficou, entretanto, a justa pretensão de ver pagas indemnizações aos familiares dos trabalhadores das ENU que morreram de doenças relacionadas com a exposição à radioactividade.