Vitória dos trabalhadores da ENU

Foi apro­vado, em vo­tação final global, com a abs­tenção do PS, o di­ploma que al­tera o acesso dos an­tigos tra­ba­lha­dores da Em­presa Na­ci­onal de Urânio (ENU) às pen­sões de in­va­lidez e ve­lhice.

Para quem, como o PCP, es­teve sempre com os tra­ba­lha­dores nesta sua justa luta, nunca de­sis­tindo de apre­sentar ini­ci­a­tivas cpm vista a sa­tis­fazer as suas rei­vin­di­ca­ções, este é um mo­mento de grande sig­ni­fi­cado, a mos­trar, uma vez mais, que vale a pena lutar.

O di­ploma agora apro­vado re­co­nhece que os an­tigos tra­ba­lha­dores da ENU, mesmo aqueles que não ti­nham vín­culo à em­presa à data da sua dis­so­lução, são equi­pa­rados a tra­ba­lha­dores de fundo de mina, com os cor­res­pon­dentes be­ne­fí­cios em termos de idade de re­forma. Sa­tis­feita foi também a rei­vin­di­cação re­la­tiva ao acom­pa­nha­mento em ma­téria de cui­dados de saúde.

Por res­ponder, dada que a isso se opu­seram PS e PSD, ficou, en­tre­tanto, a justa pre­tensão de ver pagas in­dem­ni­za­ções aos fa­mi­li­ares dos tra­ba­lha­dores das ENU que mor­reram de do­enças re­la­ci­o­nadas com a ex­po­sição à ra­di­o­ac­ti­vi­dade.

 



Mais artigos de: Assembleia da República

Negócio vira roubo

O PCP clas­si­fica de «roubo a Por­tugal de cen­tenas de mi­lhões de euros, para não dizer mi­lhares de mi­lhões», a ope­ração ocor­rida no ne­gócio das dí­vidas dos Es­tados, acu­sando a União Eu­ro­peia de «não ter uma pa­lavra» e o Go­verno de nada ter feito para travar o «as­salto».

Ataque aos mais carenciados

A im­po­sição de mais sa­cri­fí­cios anun­ciada na pas­sada se­mana pelo Go­verno foi alvo de uma enér­gica re­acção de re­púdio do PCP, para quem todas as me­didas «são contra os mesmos de sempre».

Por uma gestão pública e transparente

O Parlamento rejeitou recentemente com os votos contra do PS, PSD e CDS/PP o projecto de lei do PCP que visava a extinção da empresa «Parque Escolar, EPE», criando, em sua substituição, uma estrutura pública sob a tutela do Ministério da Educação....

Distinção a Siza Vieira

A nomeação do arquiteto Siza Vieira como membro honorário da Academia Americana das Artes e Letras foi saudada num voto de congratulação onde a Assembleia da República interpreta a distinção como mais um reconhecimento pela «dimensão universal da sua...

Pela verdade desportiva

O PCP saudou os promotores da petição «Pela verdade desportiva», considerando que com esta iniciativa «deram um contributo determinante» para um debate que se alargou a toda a sociedade. O tema foi recentemente sujeito à apreciação dos deputados tendo, na...