Crise na Islândia

Deputados culpam banca e governo

Um relatório da comissão de inquérito do parlamento irlandês, divulgado na segunda-feira, 12, acusou o ex-primeiro ministro islandês, Geir Haarde, e o ex-governador do Banco Central da Islândia, David Oddsson, entre outros, de «negligência extrema» antes do colapso de três bancos do país, em Outubro de 2008.
O governo islandês decidiu «nacionalizar» de urgência as três instituições privadas que, na altura da falência, eram responsáveis por valores dez vezes superiores ao Produto Interno Bruto da ilha.
«Em sete anos, os três bancos aumentaram 20 vezes a sua dimensão», indica o relatório, constatando que a sua falência arrastou o país para uma profunda crise. Entretanto, assinala ainda o documento, «todos os antigos proprietários destes três bancos receberam empréstimos irregulares destas instituições». As conclusões dos deputados foram transmitidas à procuradoria islandesa.


Mais artigos de: Europa

Repúdio da política liberal

Depois de dois mandatos de desgovernação social-democrata, com o país mergulhado numa crise que roçou a bancarrota, os húngaros infligiram uma pesada derrota ao partido governante, deixando-se arrastar à direita pelo discurso populista dos democratas-cristãos.

Suicídios no trabalho

A justiça francesa vai investigar a vaga de suicídios na France Telecom na sequência de um relatório da inspecção do trabalho e de uma queixa do sindicato SUD, que criticam os métodos da empresa.

Gregos preparam greve geral

Em protesto contra o aumento de impostos sobre os rendimentos do trabalho e exigindo que sejam os monopólios a pagar a crise, os trabalhadores gregos saíram às ruas, no dia 8, em 60 cidades do país, demonstrando a sua determinação de resistir às políticas anti-sociais do governo de Papandreu.Estas manifestações, em que...

A nudez da integração europeia

O primeiro Conselho Europeu após a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, realizado em 25 e 26 de Março passado, em Bruxelas, deixou marcas profundas que demonstram como se preparam para aprofundar o federalismo, o neoliberalismo e o militarismo, aproveitando a crise do capitalismo que ajudaram a agravar, para aumentar a...