Mulheres ganham menos 20 por cento por mês

Desigualdades na Madeira

A organização partidária na Região Autónoma da Madeira denunciou, em conferência de imprensa realizada no dia 11, as desigualdades salariais entre homens e mulheres que persistem no arquipélago. Esta constatação surge na sequência na análise dos dados mais recentes fornecidos pelo Anuário Estatístico da Região Autónoma da Madeira. Verifica-se mesmo que quanto maior é o nível de qualificação exigido para o desempenho profissional, maior é a diferença entre as remunerações auferidas entre homens e mulheres – esta diferença representa, em média, menos 20 por cento de ganho médio mensal para as mulheres.
Reconhecendo que não se trata de uma realidade «exclusivamente regional», os comunistas da Madeira manifestaram o seu particular interesse em analisar e reflectir sobre os dados que dizem respeito à região – sobretudo, quando o desemprego oficial, os inactivos disponíveis e o subemprego visível não param de aumentar, fruto dos encerramentos e despedimentos.
Aos que consideram desnecessário assinalar o Dia Internacional da Mulher «porque entendem que tudo está conquistado», os comunistas recordam que «continuam a sobreviver injustiças graves que afectam sobretudo as mulheres, apesar da aparente normalidade». Os salários mais baixos, concluem, «significam uma forma grave de discriminação com consequências presentes e futuras negativas».


Mais artigos de: PCP

Voz e bandeira dos comunistas

Os 79 anos do Avante! estão a ser comemorados em todo o País, num crescente reconhecimento por parte de militantes e organizações partidárias da importância do órgão central do PCP para o reforço da luta dos comunistas portugueses pelo socialismo.

Organizações preparam intervenção

As organizações do Partido aos mais variados níveis estão a definir os seus objectivos e planos de actividades para este ano, ao mesmo tempo que analisam a situação política e social das suas áreas de intervenção. Foi o que fizeram os comunistas de Évora: a Comissão Concelhia do Partido, reunida no dia 8, marcou para 18...

Quadro político ainda em definição

O PCP reagiu, no dia 19, às várias solicitações colocadas por órgãos de comunicação social relativamente à candidatura presidencial de Fernando Nobre, anunciada nesse mesmo dia. Numa nota do Gabinete de Imprensa, o PCP realçou que o «anúncio da candidatura de Fernando Nobre à Presidência da República, cuja concepção (tal...

Governo «deixa cair» <i>Delphi</i>

A Direcção da Organização Regional da Guarda do PCP tomou posição, no dia 19, sobre o mais recente anúncio de despedimentos na unidade da Delphi naquela região do interior – mais 286 trabalhadores. Uma delegação do PCP deslocou-se nesse dia às instalações da empresa para prestar a sua solidariedade a esses operários.Para...

É possível resistir e avançar

Os comunistas continuam, por todo o País, a fazer chegar aos trabalhadores a sua opinião sobre a situação que se vive nas diferentes empresas, apelando à unidade e à luta em defesa dos direitos.

Defender a produção nacional

No âmbito da campanha «Com o PCP – Lutar contra as injustiças, Exigir uma vida melhor», Jerónimo de Sousa visitou, no dia 19, a Cofisa – Fábrica de Conservas da Figueira da Foz, onde contactou com os trabalhadores e com a administração. Com cerca de 180 trabalhadores, na sua maioria mulheres, a Cofisa exporta cerca cerca...

«A menina dos olhos da revolução»

O PCP assinalou, em Montemor-o-Novo, o 35.º aniversário do início da Reforma Agrária nos campos do Alentejo e Ribatejo. As iniciativas contaram com a presença de Jerónimo de Sousa.