Estudantes denunciam

Ataque à democracia

A Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior e Básico (DNAEESB) lamentou, na passada semana, o tratamento dado por alguns órgãos de comunicação social à luta dos estudantes do dia 4 de Fevereiro, que levou às ruas mais de 30 mil estudantes.
«Quem está nas escolas e quem passou pelos mais de 80 concelhos abrangidos por acções de luta deu certamente por isso», recorda, em nota de imprensa, a DNAEESB, lamentando o «silenciamento da expressão de massas» e o «desrespeito dos estudantes e o inqualificável questionamento feito quanto aos números pela DNAEESB lançados».
A Delegação Nacional das Associações de Estudantes informou ainda que, ao contrário da «ideia por vezes difundida», o «direito à manifestação está consagrado na Constituição da República Portuguesa, no artigo 45.º e não prevê qualquer autorização». «Esperamos que no futuro os órgãos de comunicação social relatem os factos com rigor e exactidão e os interpretem com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. Esperamos que a distinção entre notícia e opinião fique bem clara aos olhos do público», afirma ainda no documento enviada às redacções.

Distritos - Estudantes em protesto

Açores - 3500
Algarve - 600
Aveiro - 1800
Beja - 250
Braga - 2100
Bragança - 600
Coimbra - 1500
Évora - 2000
Guarda - 1000
Leiria - 200
Lisboa - 1000
Porto - 4500
Santarém - 500
Setúbal - 5600
V. Castelo - 350
Viseu - 4500

Total - 30 000


Mais artigos de: Nacional

Cortes nos estágios geram desemprego

Os jovens comunistas dos Açores estão preocupados com a situação dos recém-licenciados da Ilha das Flores, desempregados e na iminência de terem de emigrar da sua ilha e região de origem.

Um século de luzes e sombras

O núcleo de Faro do MDM vai realizar, nos dias 7 e 8 de Março, um conjunto de iniciativas para assinalar o centenário da Proclamação do Dia Internacional da Mulher.

Direitos no trabalho

Inserido na preparação do 9.º Congresso da JCP, realiza-se, no dia 20 de Fevereiro, na Sociedade Filarmónica Timbre Seixalense, no Seixal, um Encontro Nacional de Jovens Trabalhadores. Esta iniciativa, que conta com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, tem como objectivo aprofundar a «discussão e...

«A luta é o caminho»

Acolhida pela União da Juventude Democrática Libanesa, realizou-se, nos dias 6 e 7 de Fevereiro, em Beirute, uma reunião do Conselho Geral da Federação Mundial da Juventude (FMJD). Participaram, nesta reunião, mais de 40 organizações de todo o mundo, entre as quais a JCP, onde discutiram a situação política e social da...

Tábua defende Urgência

O Movimento de Utentes do Centro de Saúde de Tábua vai realizar, amanhã, sexta-feira, às 18 horas, uma vigília para denunciar a tentativa do Governo de encerrar as urgências daquela unidade de saúde durante a noite. «Os cuidados básicos de saúde são um direito que não podem ser vistos apenas como uma despesa. É...