FMJD no Líbano

«A luta é o caminho»

Acolhida pela União da Juventude Democrática Libanesa, realizou-se, nos dias 6 e 7 de Fevereiro, em Beirute, uma reunião do Conselho Geral da Federação Mundial da Juventude (FMJD).
Participaram, nesta reunião, mais de 40 organizações de todo o mundo, entre as quais a JCP, onde discutiram a situação política e social da juventude no mundo e saudaram a sua luta e resistência contra a ofensiva imperialista nos seus países, defendendo e lutando pelos seus direitos, pela sua independência e soberania, reforçando o lema da FMJD: «Jovens uni-vos! Por uma paz duradoura».
Neste encontro foi ainda aprovado um plano de actividades, a desenvolver ao longo de 2010, nomeadamente com o desenvolvimento da campanha «Contra as bases militares imperialistas e os exércitos de ocupação, a luta é o caminho para a vitória», assim como diversas iniciativas em torno de datas assinaláveis que este ano têm lugar: o «65.º aniversário da vitória dos povos sobre o nazi-fascismo», o «65.º aniversário do lançamento pelos EUA das bombas nucleares de Hiroxima e Nagasaki», o «35.º aniversário da independência das ex-colónias portuguesas» e o «65.º aniversário da FMDJ».
Em Portugal, parte deste plano de actividades será concretizado num Seminário Internacional, a ter lugar dia 21 de Maio (véspera do 9.º Congresso da JCP), sob o lema: «Com a luta da juventude, nem bases, nem blocos político-militares!».
Uma das matérias discutidas e aprofundadas nesta reunião, foi a realização do 17.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, reafirmando o seu carácter anti-imperialista, bem como o compromisso de a próxima edição ser mais uma vez expressão da luta das milhares de organizações progressistas que colectivamente constroem aquela que é a maior e mais importante expressão política e cultural da juventude e dos estudantes de todo o mundo.
Neste sentido, o Conselho Geral da FMJD decidiu apoiar a proposta da Liga de Juventude do ANC de acolher o 17.º FMJE, na África do Sul, em Dezembro deste ano. Um momento de reforço da luta do movimento anti-imperial juvenil, em particular em África, que tem sido alvo da opressão colonialista ao longo de séculos e que hoje enfrenta ameaças políticas e militares neo-colonialistas, que atentam contra a sua soberania, independência e paz, condenando-a a ser uma das regiões mais pobres do mundo, não obstante os recursos naturais incontáveis que sucessivamente têm sido espoliados das mãos do povo africano pela exploração imperialista.


Mais artigos de: Nacional

Cortes nos estágios geram desemprego

Os jovens comunistas dos Açores estão preocupados com a situação dos recém-licenciados da Ilha das Flores, desempregados e na iminência de terem de emigrar da sua ilha e região de origem.

Um século de luzes e sombras

O núcleo de Faro do MDM vai realizar, nos dias 7 e 8 de Março, um conjunto de iniciativas para assinalar o centenário da Proclamação do Dia Internacional da Mulher.

Direitos no trabalho

Inserido na preparação do 9.º Congresso da JCP, realiza-se, no dia 20 de Fevereiro, na Sociedade Filarmónica Timbre Seixalense, no Seixal, um Encontro Nacional de Jovens Trabalhadores. Esta iniciativa, que conta com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, tem como objectivo aprofundar a «discussão e...

Ataque à democracia

A Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior e Básico (DNAEESB) lamentou, na passada semana, o tratamento dado por alguns órgãos de comunicação social à luta dos estudantes do dia 4 de Fevereiro, que levou às ruas mais de 30 mil estudantes. «Quem está nas escolas e quem passou pelos mais de 80...

Tábua defende Urgência

O Movimento de Utentes do Centro de Saúde de Tábua vai realizar, amanhã, sexta-feira, às 18 horas, uma vigília para denunciar a tentativa do Governo de encerrar as urgências daquela unidade de saúde durante a noite. «Os cuidados básicos de saúde são um direito que não podem ser vistos apenas como uma despesa. É...