Honrar Militão Ribeiro

«Jamais deixaremos de trazer à luz do dia os exemplos dos que lutando ao lado e com o seu povo fizeram rodar a verdadeira roda da História», afirmou Jerónimo de Sousa, no dia 27, na sessão pública de homenagem a Militão Ribeiro, no 60.º aniversário do seu assassinato na Penitenciária de Lisboa (ver Avante! de 7 de Janeiro). Para o Secretário-geral do PCP, esta evocação nasce do dever de «honrar quem honrou a luta pela liberdade do nosso povo com a sua própria vida», de «dignificar quem manteve a sua dignidade de combatente e revolucionário perante a barbárie».
«Dizem que a luta pela liberdade não tem cor, mas a que passa por aqui e que Abril nos trouxe está tingida de vermelho, do sangue de heróicas gerações de revolucionários», acrescentou: só nesse ano de 1950, foram ainda assassinados os comunistas José Moreira, Alfredo Lima, Carlos Pato, Gervásio da Costa e Wenceslau Ramos.
A sessão ficou ainda marcada pelo lançamento de uma brochura evocativa de Militão Ribeiro (disponível em www.pcp.pt) e por dois emocionantes momentos culturais: a música da pianista Ana Isabel Valle e da soprano Cristina Almeida e a poesia de Manuel Gusmão, Carlos Aboim Inglês, Ary dos Santos e Pablo Neruda, exemplarmente declamada por Carmen Santos e Fernando Tavares Marques.
Entre os presentes estavam, entre outros, Sofia Ferreira (presa juntamente com Militão Ribeiro e Álvaro Cunhal), a directora da Penitenciária de Lisboa e representantes da Procuradoria Geral da República e da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais.


Mais artigos de: PCP

Mobilização e luta

Com a campanha nacional Com o PCP – Lutar contra as injustiças, Exigir uma vida melhor, os comunistas dirigem-se, em primeiro lugar, aos trabalhadores. Porque será sempre a sua mobilização e luta a abrir os caminhos da ruptura e da mudança.

Tirar lições para a luta que continua

O PCP inaugurou, no dia 29, no Porto, uma exposição sobre A revolução republicana de 1910 na história da luta do povo português – a primeira de várias iniciativas do Partido sobre o tema.

Mais militantes, mais organização

A pouco mais de uma semana da realização da 9.ª Assembleia da Organização Regional do Porto do PCP, o Avante! falou da sua preparação com Belmiro Magalhães e Gonçalo Oliveira, dirigentes regionais do Partido.

Muito mais do que autarquias

Jerónimo de Sousa participou, no sábado, num encontro de quadros da Organização Regional de Lisboa que debateu o Projecto autárquico e a acção local e contou com largas dezenas de participantes.

Construir o Partido em Avis

Avis é daqueles concelhos a que nos habituámos a considerar um bastião do Partido. Uma fortaleza. Não só pelos resultados eleitorais, quase sempre favoráveis aos candidatos e listas propostos ou apoiados pelos comunistas, mas sobretudo pela luta tenaz travada por tantos militantes ao longo dos tempos – na resistência ao...

Crescer no Algarve

Durante o ano de 2009, inscreveram-se no Partido, no distrito do Algarve, 60 novos militantes – destes, 60 por cento têm menos de 40 anos e 31 por cento são mulheres. Também a venda do Avante! não pára de crescer. Para a Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP, reunida no dia 29 de Janeiro, estes são elementos...

Requalificação urgente

A requalificação da linha ferroviária do Oeste é uma necessidade urgente para o desenvolvimento da região e para a melhoria da qualidade de vida das populações. Esta foi a principal conclusão da sessão pública promovida pelo PCP no dia 29 nas Caldas da Rainha. Presentes estiveram o deputado e membro do Comité Central...

Biblioteca Avante!

Com este número do Avante! sai o primeiro livro da nova colecção lançada pelas Edições Avante!.Dezassete instantes de uma Primavera é o nome do livro, da autoria de Iulian Semionov, com o preço de 9,45 euros.