O outro filme no aeroporto

Com a actual situação na SPdH e no Grupo TAP, os eventos flashmob, promovidos pela TAP e a ANA no Aeroporto de Lisboa, a 23 e 30 de Dezembro, foram filmados e rapidamente publicados na Internet, apesar de darem «uma falsa imagem de alegria dos “colaboradores”», protestou a Comissão de Trabalhadores da SPdH (Groundforce). A CT da empresa de han­dling, num comunicado que divulgou na semana passada, descreve «outro filme», que decorreu no mesmo aeroporto, a 28 de Dezembro, mas que não terá sequer sido filmado...
Um voo para o Funchal, com partida marcada para as 11.45 horas, foi adiado para a tarde, devido ao mau tempo. A CT descreve um rol de instruções descoordenadas e incorrectas, o nítido incómodo dos passageiros, e uma situação «impossível de controlar», de «verdadeiro motim no Terminal 2». Isto porque, seguindo «ordens superiores» e na presença de responsáveis operacionais, que não intervieram, o embarque iniciou-se às 16.30 e dois autocarros (um deles «ilegalmente encostado na porta 201, para embarcar rapidamente») permaneceram na porta de embarque, durante três horas e meia, cheios de passageiros, que nesse período circularam pela placa do aeroporto, subiram para os balcões de check-in («não para dançar», como nos filmes da alegria), ameaçaram funcionários. O embarque no avião só ocorreu cerca das 20 horas.
A CT interroga se alguém assume a responsabilidade ou se, «mais uma vez, a culpa morre solteira», perante os prejuízos causados.


Mais artigos de: Trabalhadores

Contra cortes salariais

Confrontados com uma proposta «humilhante» de redução dos salários e fortemente prejudicados com a precariedade e cargas horárias excessivas, os enfermeiros cumprirão uma greve de três dias.

Apoios sem garantias

As medidas que o Governo anunciou para combate ao desemprego deveriam inserir-se num novo rumo para o desenvolvimento do País e ter contrapartidas, avaliação e divulgação, defende a CGTP-IN.

Farsa para os apoios

A Krom­berg & Schu­bert, em Guimarães, tem recebido centenas de milhares de euros para manter os postos de trabalho, mas anunciou mais um despedimento.

Ataque exige resposta

Representantes dos trabalhadores da Galp Energia e da Por­tugal Te­lecom abrem o ano com críticas às administrações, que preparam medidas para não aumentar os salários e agravar a ofensiva contra os direitos.

Frente Comum rejeita congelamentos e SIADAP

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública repudia o congelamento salarial, o Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho, as quotas na progressão na carreira e reclama um aumento de salários de 4,5 por cento.No dia 15, a coordenadora da FCSAP, Ana Avoila, acusou o Governo de apenas ter aumentado os salários...

Fenprof em luta

Valorizar as condições de exercício da profissão docente é o objectivo da Federação Nacional dos Professores nas negociações retomadas ontem, no Ministério da Educação, dando continuidade ao processo negocial de revisão do Estatuto da Carreira Docente, após o acordo de princípios assinado no dia 7. Graças àquele acordo,...

Concentração hoje no Porto

A União dos Sindicatos do Porto realiza, hoje, a partir das 15 horas, na Praça dos Poveiros, uma concentração «Contra a Precariedade e o Desemprego». A iniciativa decorre no âmbito da Acção Descentralizada de âmbito nacional, a decorrer no primeiro trimestre deste ano, aprovada pela CGTP-IN.ReferFoi suspensa a greve que...