Évora sem água nas torneiras

De quem é a responsabilidade?

A população de Évora ficou durante alguns dias, na passada semana, sem água nas suas torneiras. Perante esta situação multiplicaram-se as explicações, «com acento tónico naquelas que atribuem aos elementos e aos caprichos meteorológicos a responsabilidade pela falta de qualidade da água que levou à interrupção do seu fornecimento».
«Estranhamos as explicações que atribuem esse corte à existência de alumínio na água da albufeira da barragem do Monte Novo, porquanto se sabe que esse elemento químico só surge em quantidades apreciáveis na fase de tratamento. Assim sendo parece-nos mais convincente que a explicação para esta situação se encontre na incapacidade do actual sistema de tratamento de água para resolver um problema previsível e recorrente», referem, em nota de imprensa, os vereadores da CDU na Câmara de Évora.
Para os eleitos comunistas «esta situação terá que ser partilhada pelas Águas do Centro Alentejano, que revelou incapacidade de garantir de forma contínua o fornecimento de água à população e pela maioria PS no município, que em 2004 decidiu entregar a exploração da distribuição em alta àquela empresa, com os conhecidos agravamentos de preços para os consumidores» e «obrigou ao abandono do sistema suportado pelo aqueduto (águas subterrâneas), que funcionava como complemento ao abastecimento regular».


Mais artigos de: Nacional

Desemprego a crescer

A taxa de desemprego em Portugal, segundo a Eurostat, atingiu, em Novembro, os 10,3 por cento, ultrapassando a média da União Europeia (UE). Dados que evidenciam a urgência de uma política que combata o desemprego e a precaridade e demonstram a ineficácia das medidas do Governo.

Na rota do desenvolvimento

Na última Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo, que se realizou no passado dia 28 de Dezembro, foram aprovadas, com os votos favoráveis da CDU e contra do PS e do PSD, as Grandes Opções do Plano e Orçamento Municipal de 2010.

Contas do Ministério prejudicam agricultores

Depois de, finalmente, se ter reconhecido que a lavoura está a atravessar uma grave crise, o Ministério da Agricultura, ao mesmo tempo que repete anúncios de (supostos) «milhões», decidiu adoptar algumas medidas «insatisfatórias» para os agricultores.«A reposição da Ajuda à Electricidade Agrícola a partir do início deste...

PS e BE unidos na Comporta

Ao não comparecerem, os eleitos do PS e a eleita do BE na Assembleia de Freguesia da Comporta impediram, mais uma vez, no dia 28 de Dezembro, que aquele órgão funcionasse por falta de quórum. «Esta obstrução e este bloqueio sistemático ao funcionamento da Assembleia revela total irresponsabilidade dos eleitos do PS e da...

«Contra a Guerra»

Com o objectivo de assinalar o 60.º aniversário do Conselho Mundial da Paz, o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) vai realizar, no dia 30 de Janeiro, às 17.30 horas, na Casa do Alentejo, um simpósio com o lema «Contra a Guerra - 60 anos de luta pela paz». Esta iniciativa, que termina com um jantar convívio,...