Chile

PC volta ao parlamento

Após mais de três décadas e meia de exclusão, o Partido Comunista Chileno voltou a eleger deputados para o Congresso do País. O secretário-geral do Partido, Guillermo Teillier, e, ainda, Hugo Gutiérrez e Lautaro Carmona serão os primeiros representantes dos trabalhadores e do povo a ocuparem lugares no hemiciclo desde o golpe contra o governo de Salvador Allende que instaurou a ditadura fascista de Agusto Pinochet, em 1973.
Um acordo pré-eleitoral permitiu aos comunistas romper com o garrote legislativo que institui um regime eleitoral que privilegia o domínio da assembleia por parte da Concertação e da direita. Não obstante, os comunista reiteram que a luta contra o sistema binomial continua a ser uma prioridade, sendo, para isso, necessário encetar o diálogo nesse sentido com as forças representadas.
«Conseguimos um triunfo histórico para o movimento popular, a esquerda, o Juntos Podemos e todas as forças democráticas e progressistas», disse Teiller reagindo ao resultado das legislativas.
No que ao sufrágio presidencial diz respeito, o candidato comunista, Jorge Arrate, recolheu pouco mais de 6 por cento dos votos. Sebastián Piñera, candidato da direita, e Eduardo Frei, da Concertação, enfrentam-se na segunda volta.


Mais artigos de: Internacional

Vitória sobre o domínio imperialista

O triunfo eleitoral de Evo Morales e do Movimento para o Socialismo (MAS) nas eleições bolivianas representa a vitória das forças progressistas e soberanas sobre a dominação imperialista que condenava o país ao subdesenvolvimento e o povo à exclusão, injustiça e miséria.

Petrolíferas repartem Iraque

Entre sexta-feira e domingo, o governo instalado pelos ocupantes repartiu por 11 companhias multinacionais a exploração de sete campos petrolíferos no país, detentor das terceiras reservas mundiais de petróleo.

MPLA reúne Congresso

De 7 a 10 de Dezembro realizou-se em Luanda o VI Congresso do MPLA no qual participou, em representação do PCP, Jorge Cordeiro, membro da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central.Nos trabalhos do Congresso - em que participaram mais de 2100 delegados e no qual foram eleitos os novos órgãos de direcção do...

Congresso do Partido Comunista Sul-Africano

O Partido Comunista Sul-Africano (PCSA) realizou o seu 2.º Congresso Extraordinário, de 9 a 13 de Dezembro, em Polokwane, que contou com a participação de 900 delegados e de delegações da Central Sindical/COSATO e do Congresso Nacional Africano (ANC). Jacob Zuma, presidente do ANC, eleito presidente da África do Sul, em...

Adoptada por consenso

No 11.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, que decorreu em Nova Deli, Índia, nos passados dias 20 a 22 de Novembro sob o lema «A crise capitalista internacional, as lutas operárias e populares e as alternativas e o papel do movimento operário e comunista», os 54 partidos participantes divulgaram a...