Jovens bascos manifestam-se

Repressão condenada

Mais de 20 mil pessoas, segundo o jornal Gara, saíram às ruas de Bilbau, no sábado, 28, em solidariedade com os jovens activistas da esquerda independentista basca presos nos últimos dias pelas autoridades espanholas.

Polícia espanhola persegue jovens independentistas

Sob o lema «Todos os projectos, todos os direitos», a manifestação foi convocada para condenar a vaga repressiva das autoridades espanholas desencadeada na madrugada de dia 24, e na qual foram detidos mais de três dezenas de jovens, cujo único crime são as suas convicções independentistas de esquerda e a sua militância na organização juvenil Segui.
O ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rucabalca, declarou que desta vez a direcção da Segui fora definitivamente decapitada. A resposta não tardou: «A nossa direcção é a juventude basca» e «será difícil decapitar uma organização juvenil tão enraizada na juventude e na sociedade».
Reafirmando o seu compromisso de «construir dia a dia a independência do País Basco», a Segui recorda, em comunicado, que em 30 anos de história a repressão esteve sempre presente, no entanto, «sempre que fomos atingidos conseguimos levantar-nos».
Os pais, familiares e amigos dos jovens presos divulgaram um manifesto em que se interrogam sobre o futuro das novas gerações num país em que «os jovens são detidos e encarcerados por trabalharem pelos seus direitos e pelos projectos com que sonham».
O paradeiro desconhecido dos detidos e a impossibilidade de contacto são igualmente motivos de preocupação para as suas famílias, conscientes de que a incomunicabilidade é sinónimo de tortura.
«Aos nossos filhos e filhas, estejam onde estiverem, queremos manifestar-lhe o nosso amor incondicional. Não são nem ladrões, nem malfeitores, são jovens trabalhadores que cometeram um único delito: lutar e amar com todas as suas forças esta terra.»


Mais artigos de: Europa

Comércio bilionário

As chamadas «soluções de mercado» revelam «uma opção política e ideológica de fundo», afirmam os deputados do PCP ao PE criticando as estratégias da União Europeia para a Conferência de Copenhaga sobre as alterações climáticas.

Os crimes de guerra de Blair

O general britânico Michael Rose acusa o ex-primeiro-ministro Tony Blair de crimes de guerra pelos quais deveria ser julgado, juntamente com outros responsáveis pela invasão do Iraque diante de um tribunal do Reino Unido.Num extenso artigo publicado no Daily Mail (29.11) o militar, que combateu nas Malvinas e comandou as...

Polónia proíbe símbolos comunistas

Num momento em que a crise económica expõe a verdadeira natureza do capitalismo e gera um crescente descontentamento nas massas populares, as autoridades polacas voltam a investir contra os ideias comunistas, procurando agora através da repressão apagar todos os sinais do socialismo que muitos recordam cada vez mais com...

Bruxelas aumenta salários

A Comissão Europeia revelou, na semana passada, ter proposto uma actualização salarial de 3,8 por cento para os cerca de 38 mil funcionários das instituições comunitárias, medida que suscitou de imediato críticas, já que o rigor imposto por Bruxelas tem sido usado em vários países para congelar salários.Porém, a CE...

Duas faces da mesma moeda

A recente cimeira realizada entre os EUA e a União Europeia foi mais um passo na concertação das agendas dos dois pólos do imperialismo na sua tentativa de hegemonia mundial. Desenvolvendo aquilo a que chamam de «parceria global», reafirmam a necessidade de «reforçar o trabalho conjunto, particularmente nas áreas das...