Palestina

PCP exige suspensão de acordo UE-Israel

A deputada do PCP no Parlamento Europeu exigiu na passada semana que a União Europeia tome iniciativas e medidas práticas em relação ao médio oriente, exigindo designadamente a suspensão do «Acordo de Associação Euro-mediterrânico entre a UE e Israel. Ilda Figueiredo apresentou esta proposta durante o debate sobre o médio oriente e reafirmou-a numa pergunta dirigida à comissão.
Em ambas as ocasiões, a deputada recorda a visita que recentemente efectuou à Palestina, onde pode constatar que «o Governo de Israel, apesar das críticas e dos protestos, prossegue a construção de colonatos e do muro da vergonha, a ocupação militar, a destruição de infra-estruturas, habitações e outros equipamentos, os assassinatos selectivos, a manutenção nas prisões israelitas de mais de sete mil prisioneiros palestinianos, dos quais cerca de 340 crianças, a constante violação dos mais elementares direitos, atacando a Síria e praticando um autêntico terrorismo de Estado».
Perante esta situação, Ilda Figueiredo sublinha que «é com frustração e indignação que se ouvem as declarações dos responsáveis europeus a exigir o respeito pela legalidade. Como se pode exigir que o presidente Arafat e o governo da Palestina tomem medidas contra actos terroristas se Israel ocupa militarmente a Palestina?».
Neste contexto, a deputada sublinha a necessidade de suspender os acordos com Israel, recordando uma resolução nesse sentido aprovada pelo Parlamento Europeu em 10 de Abril de 2002, e defende que «a Comissão e o Conselho tomem uma iniciativa no âmbito da ONU, que exija o cumprimento das deliberações das Nações Unidas, reconheça o direito à dignidade dos palestinianos e ao seu Estado independente, envie observadores internacionais e uma força de interposição e de paz».


Mais artigos de: Europa

Extinção iminente

A abertura das águas portuguesas à poderosa frota espanhola delapidará o que resta dos recursos pesqueiros nacionais e condenará este sector ao desaparecimento.

Urgem apoios

Por iniciativa do PCP, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução que reconhece os prejuízos causados pela vaga de incêndios aos apicultores portugueses e solicita medidas comunitárias de apoio.

Quinze aprovam ajuda

A União Europeia aprovou, na segunda-feira, 13, o adiantamento de 200 milhões de euros do Orçamento comunitário para a reconstrução do Iraque, sem que os estados-membros - à excepção do Reino Unido - tenham quantificado as suas contribuições individuais.A 10 dias da conferência de doadores para a reconstrução do Iraque,...

Uns mais iguais que outros

Não seria de esperar outra coisa. A última reunião do Eurogrupo, no passado dia 6 de Outubro, que avaliou o procedimento de défice excessivo francês, não trouxe multas. Até se silenciaram «as pequenas frases assassinas» dos ministros das Finanças da Holanda e da Áustria. O amigo alemão, que como a França se prepara para...