Educação física no básico

Urge cumprir currículo obrigatório

«A problemática da Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico» foi o tema que este ano dominou o debate sobre desporto realizado no auditório do Pavilhão Central. Moderado por Eugénio Ruivo, com a presença do deputado comunista Miguel Tiago, nele participaram várias personalidades de craveira, com profunda ligação ao meio e conhecimento da matéria, como os professores Jorge Proença, José Brás, João Pedro Lourenço, Francisco Partidário e Melo de Carvalho.
Ideia forte a percorrer o debate foi a de que o Governo, com as ditas Actividades Físicas Desportivas, enquadradas nas chamadas Actividades de Enriquecimento Curricular, veio queimar etapas no processo de aprendizagem de competências básicas essenciais à evolução e desenvolvimento das crianças. Isto em total desrespeito pela Lei de Bases do Sistema Educativo e baseado apenas em razões economicistas.
As actividades desportivas, com efeito, devem surgir na sequência da Educação Física e não, como o Governo fez, substituir esta e o seu decisivo papel nas actividades físicas da infância.
Sustentada pelos presentes foi por isso a exigência de que o Governo deve cumprir o currículo obrigatório da Educação Física, do mesmo modo que foi defendida a formação contínua dos professores de mono-docência ou, quando tal não seja possível, poderem ser coadjuvados por professores de educação física no quadro pedagógico da escolas, na carreira.
A dignificação da identidade profissional dos professores de Educação Física, conquistada através do D.L. 675/75, que criou por exemplo o ISEF de Lisboa e Porto, foi outra das exigências expressas com veemência no debate.


Mais artigos de: Festa do Avante!

Classificações do Desporto na Festa do Avante!

Voltamos nesta edição a falar da presença do desporto no inigualável acontecimento que é a Festa do Avante! Por publicar, na passada semana, por razões de espaço, ficaram nomeadamente os resultados dos campeonatos disputados em várias modalidades, alguns deles com desfecho em jogos realizados na Atalaia. É a informação...

Homenagem a António Joaquim

Foi uma vida de dedicação ao Partido, à luta pela defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo, à Festa do Avante! e, muito em particular, ao desporto na Festa, de que foi um dos impulsionadores. Partiu, já este ano, deixando um vazio e uma imensa saudade em todos os que com ele conviveram.Os camaradas da comissão...

Corrida

Os 100 primeiros da CorridaInformamos nesta edição os resultados da Corrida da Festa, por classificação, atleta, equipa a que pertencia, escalão e tempo feito.1 - Artur Santiago - Grupo - Desp. Unidos Caxienses - Veteranos I Masc. - 0:30:332 - Pedro Pessoa - Boavista do Pico, Açores - Veteranos II Masc. - 0:31:123 -...

«O nosso desenvolvimento não é uma ameaça a ninguém»

A China é hoje a terceira economia mundial. Mesmo no contexto da crise capitalista, mantém uma previsão de crescimento do Produto Interno Bruto na ordem dos 8 por cento para o ano de 2009. Em entrevista concedida ao nosso jornal, o responsável pela delegação do Partido Comunista da China (PCCh) na Festa do Avante!, conselheiro do Departamento Internacional do Comité Central do PCCh, Yang Deli, explicou que se essa meta for alcançada estará dado um passo importante na resposta às consequências da crise no país e, simultaneamente, manter-se-á o caminho de desenvolvimento iniciado há quase duas décadas, processo, frisou ainda, cujo objectivo não é ameaçar ninguém ou conquistar uma posição hegemónica.

«Ganhar mais uma pessoa com a verdade é vital»

«Passaram 33 anos, mas a dor mantém-se», confessou em entrevista ao Avante! Betina Corcho. A filha de Adriana Corcho, funcionária diplomática cubana que juntamente com Efrén Monteagudo morreu no atentado contra a embaixada de Cuba em Lisboa, a 23 de Abril de 1976, esteve em Portugal para, através da sua experiência, sublinhar a importância do trabalho realizado pelos Cinco cubanos antiterroristas até serem injustamente presos nos EUA e promover as acções de exigência da sua libertação.